15 Causas comuns de menstruação atrasada | MD.Saúde (2022)

Tempo estimado de leitura: 4 minutos.

1.Introdução

2.Principais causas

3.Informações em vídeo

4.Principais causas de atraso menstrual

4.1.Gravidez

4.2.Estresse e ansiedade

4.3.Interrupção da pílula anticoncepcional

4.4.Infecções ou doenças

(Video) 6 Causas de Menstruação Atrasada (sem ser gravidez)

4.5.Erros de cálculo

4.6.Mudanças recentes no peso corporal

4.7.Obesidade

4.8.Magreza excessiva ou distúrbios alimentares

4.9.Excesso de atividade física

4.10.Problemas na tireoide

4.12.Síndrome dos ovários policísticos

4.13.Menopausa

4.14.Início recente do ciclo menstrual

(Video) MENSTURAÇÃO ATRASADA | 15 CAUSAS PARA O ATRASO MENSTRUAL | Tentante

4.15.Amenorreia

5.Referências

Introdução

A menstruação atrasada costuma ser o primeiro sinal de gravidez, porém dezenas de outras causas podem explicar por que a sua menstruação não desceu no dia esperado.

Em geral, poucos dias de atraso menstrual podem ocorrer até em mulheres com ciclo menstrual regular, sem que isso tenha qualquer relevância clínica.

Nas mulheres não grávidas, mesmo quando a menstruação resolve não vir em um determinado mês, a chance disso ser algo importante é pequena. Estresse, erros de cálculo, mudanças no método contraceptivo, infecção urinária e outras situações pouco relevantes costumam a ser as causas mais comuns.

Entretanto, quando a menstruação não desce por três meses seguidos, consideramos que a mulher apresenta amenorreia. Neste caso, uma vez excluída a gravidez, algumas doenças podem estar por trás da cessação da menstruação.

Principais causas

Neste artigo, vamos abordar 15 causas comuns para atraso menstrual.São elas:

  • Gravidez.
  • Estresse e ansiedade.
  • Interrupção da pílula anticoncepcional.
  • Infecções ou doenças.
  • Erros de cálculo.
  • Mudanças recentes no peso corporal.
  • Obesidade.
  • Magreza excessiva ou distúrbios alimentares.
  • Excesso de atividade física.
  • Problemas na tireoide.
  • Amamentação.
  • Síndrome dos ovários policísticos.
  • Menopausa.
  • Início recente do ciclo menstrual.
  • Amenorreia.

Portanto, se a sua menstruação atrasou, veja em qual situação você se encaixa.

Informações em vídeo

Antes de seguirmos em frente, assista a esse curto vídeo sobre as causas mais comuns de menstruação atrasada com teste de gravidez negativo.

Principais causas de atraso menstrual

Gravidez

Toda mulher sexualmente ativa que apresenta atraso menstrual deve obrigatoriamente pensar em gravidez. A gravidez deve ser a primeira hipótese a ser descartada, mesmo nas mulheres que referem usar métodos contraceptivos, como camisinha ou pílula anticoncepcional.

A cessação da menstruação costuma ser o primeiro sintoma de gravidez. Porém, uma vez que cerca de 1/3 das grávidas apresenta pequenos sangramentos de escape no primeiro trimestre de gestação, muitas mulheres acham que a sua menstruação está vindo normalmente.

Portanto, se a sua menstruação atrasou alguns dias, e logo depois você apresentou um sangramento vaginal diferente daquele que está habituada a ter durante o período menstrual, uma gravidez pode ser a causa.

Não espere ficar com enjoos, seios aumentados, desejos alimentares, dor abdominal ou aumento de volume urinário antes de estar sem menstruar. O atraso menstrual, habitualmente, surge com 3 ou 4 semanas de gravidez, enquanto os outros sintomas costumam surgir somente depois da 4ª ou 5ª semana.

Não há maneira mais segura de se confirmar ou descartar uma gestação em curso do que fazer um teste de gravidez. Os testes atuais já são capazes de identificar uma gravidez com apenas um dia de atraso menstrual. Porém, os exames são mais confiáveis se realizados após uma semana de atraso. A dosagem do BhCG sanguíneo é o teste mais confiável, mas o teste de gravidez de farmácia é mais fácil de ser feito e apresenta também elevada taxa de acerto.

Estresse e ansiedade

O ciclo menstrual é facilmente influenciado por fatores externos ao sistema reprodutor. Fatores emocionais são suficientes para atrasar sua menstruação por alguns dias. Estresse ou ansiedade excessivos podem afetar negativamente a sua produção hormonal, que é regulada pelo hipotálamo, uma parte do cérebro. O estresse pode, inclusive, fazer com que você não ovule em determinado ciclo, suspendendo a menstruação neste mês.

Quando falamos em estresse, estão incluídas situações comuns a muitas pessoas, como trabalho excessivo, problemas profissionais, financeiros ou familiares, uma prova importante no curto prazo, defesa de uma tese, filho doente em casa, etc. Alterações bruscas no horário de trabalho, como necessidade constante de trabalhar de madrugada, podem também atrapalhar o ciclo do sono e interferir no ciclo ovulatório normal.

Se você não deseja engravidar no momento, e algo de errado ocorreu em uma das suas relações sexuais, como o rompimento de um preservativo ou esquecimento de tomar a pílula corretamente, o estresse gerado pelo risco de engravidar também pode ser grande o suficiente para atrasar a menstruação.

Esse processo pode ainda tornar-se uma bola de neve, pois a ansiedade leva ao atraso menstrual, o que, por sua vez, provoca ainda mais ansiedade. O ideal nesses casos, se a menstruação já estiver 2 ou 3 dias atrasada, é fazer logo o teste de gravidez para quebrar esse ciclo vicioso.

Interrupção da pílula anticoncepcional

As mulheres que tomam o anticoncepcional oral de forma correta menstruam de forma regular. Porém, se depois de alguns anos de uso da pílula, você resolve suspendê-la, é possível que seu ciclo natural demore algum tempo para se normalizar.

(Video) 15 CAUSAS Comuns de MENSTRUAÇÃO ATRASADA | PODE NÃO SER GRAVIDEZ!

Há mulheres que entram em amenorreia e ficam meses sem ovular após a interrupção do anticoncepcional. Eventualmente, a menstruação retornará, não havendo risco de infertilidade. Basta ter paciência, que o ciclo ovulatório se reorganizará naturalmente entre 3 a 6 meses.

Todavia, é bom ressaltar que toda mulher com mais de 3 meses de ausência de menstruação deve procurar orientação do seu ginecologista.

A amenorreia pós-anticoncepcional pode ocorrer em todas as formas de administração, incluindo implantes, injeções ou comprimidos.

Infecções ou doenças

Estar doente pode ser causa de atraso menstrual. Não é preciso ser doença grave, como infarto, tuberculose ou hepatite. Viroses comuns, como gripe, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites podem bastar para desarranjar o seu ciclo menstrual, atrasando sua menstruação por alguns dias.

Alguns medicamentos também podem influenciar no ciclo hormonal, desregulando sua menstruação. Entre os mais comuns podemos citar:

  • Antipsicóticos.
  • Corticoides.
  • Antidepressivos.
  • Quimioterapia.
  • Imunossupressores.
  • Anti-hipertensivos.

Obs: o uso de antibióticos, em geral, não provoca atraso menstrual. O que habitualmente interfere no ciclo menstrual é a infecção para a qual o antibiótico foi prescrito.

Erros de cálculo

Mulheres com ciclo menstrual irregular podem ter certa dificuldade para calcular o dia em que a menstruação deveria vir. Você pode achar que sua menstruação está atrasada, quando, na verdade, ela apenas virá 2 ou 3 dias depois. Mesmo mulheres com ciclo regular podem, eventualmente, ter uma menstruação com poucos dias de atraso, sem motivo algum. O seu útero não tem calendário fixo, ele não é obrigado a agir como um relógio todo santo mês.

Mudanças recentes no peso corporal

Ganhar muito peso ou perdê-lo em curto espaço de tempo também é causa de desregulação do ciclo menstrual. As células de gordura do nosso corpo contribuem na produção de estrogênio, hormônio feminino responsável pela maturação dos óvulos. Alterações bruscas na quantidade de gordura no corpo alteram de forma aguda os níveis de estrogênio, podendo interferir na ovulação e, consequentemente, na data da menstruação.

Obesidade

Esta causa é uma variação da situação acima. Mulheres com excesso de peso possuem grande massa de tecido gorduroso, o que provoca excessiva produção estrogênio. Este hormônio feminino é necessário para a ovulação, mas se estiver em excesso inibe a liberação do óvulo, provocando períodos anovulatórios. Sem ovular, a mulher não menstrua.

Magreza excessiva ou distúrbios alimentares

Outra variação do nº5. A falta de tecido gorduroso também prejudica o ciclo ovulatório, pois reduz a capacidade do corpo feminino de produzir estrogênio. Mulheres que sofrem de anorexia ou fazem dietas extremas, tipicamente não ovulam todo mês, apresentando não só atraso menstrual, como também risco de amenorreia.

Excesso de atividade física

Mulheres que fazem exercício físico em nível profissional também costumam ter alterações menstruais. Não estamos falando daquela mulher fisicamente ativa que vai a academia com frequência, mas sim de triatletas, maratonistas, nadadoras de competição, ginastas e outros esportistas profissionais.

O gasto calórico elevado, o estresse dos treinos intensos e a baixa taxa de gordura corporal parecem ser os responsáveis pelas alterações do ciclo menstrual.

Problemas na tireoide

Uma tireoide que funciona mal (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo) também pode alterar o ciclo menstrual.

Em geral, problemas da tireoide não controlados podem levar à amenorreia. Mas, mesmo em quadros mais brandos ou já tratados com remédios para tireoide, pequenas alterações nos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos podem desregular o ciclo e provocar atrasos menstruais.

Amamentação

Se você acabou de ter filho e está amamentando, não espere pela sua menstruação nos próximos meses. A amamentação não provoca um simples atraso menstrual, mas, sim, uma amenorreia transitória, já que os hormônios responsáveis pela produção de leite inibem o retorno da ovulação. Em geral, a menstruação costuma voltar assim que o processo de desmame se inicia.

Síndrome dos ovários policísticos

Mulheres com síndrome dos ovários policísticos apresentam frequentemente menstruação irregular, por produzirem androgênios (hormônios masculinos) em excesso. Atrasos menstruais e ausência completa de menstruação em determinado mês são muito comuns nesses casos. Mulheres com essa síndrome habitualmente adquirem excesso de peso, o que, como já vimos, também colabora para os atrasos menstruais.

Menopausa

A menopausa geralmente chega entre os 45 a 55 anos. Porém, algumas mulheres podem ter menopausa antes dos 45 anos. Ainda existem aquelas que têm menopausa precoce, antes do 40 anos. Um dos sintomas da falência iminente dos ovários é a desregulação do ciclo menstrual e a ausência de ovulação em determinados meses. Se você tem mais de 35 anos e sua menstruação começar a atrasar e a falhar com frequência, procure o seu ginecologista.

Início recente do ciclo menstrual

Se a sua menarca (primeira menstruação) ocorreu há pouco tempo, é normal que o seu ciclo seja irregular nos primeiros anos. Alterações menstruais podem ocorrer até os dois primeiros anos de menstruação, porque o sistema reprodutor feminino ainda está em fase de amadurecimento. Portanto, atraso menstrual nesta fase é extremamente comum.

Amenorreia

Existem diversas causas para amenorreia, incluindo problemas uterinos, ovarianos e até das glândulas cerebrais que controlam a produção de hormônios sexuais, como a hipófise e o hipotálamo.

Amenorreia é diferente de atraso menstrual. Se você não menstrua há três ou mais meses, isso não pode mais ser considerado atraso menstrual. Algumas causas de amenorreia foram citadas neste texto, mas existem várias outras.

Portanto, se você não estiver grávida e a sua menstruação parou de vir de vez, procure o seu ginecologista, pois é possível que haja alguma doença por trás bloqueando sua capacidade de ovular.

(Video) ATRASO DE MENSTRUAÇÃO: PRINCIPAIS causas do atraso menstrual

Referências

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Dra. Fernanda Campos

A Dra. Fernanda Campos é formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e se especializou em Ginecologia e Obstetrícia no Instituto Fernandes Figueira. Especialista em gestação de alto risco.

Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Atualmente trabalha como chefe da maternidade do Hospital Universitário Gaffreé e Guinle, professora da UNIRIO e médica obstetra do Grupo Perinatal.

FAQs

O que acontece se a menstruação atrasar 15 dias? ›

No entanto, nem sempre a gestação pode ser a explicação para esse atraso. Em geral, a menstruação atrasada por mais de 15 dias é um caso que precisa de observação e cuidados. É natural que os atrasos de alguns dias aconteçam no ciclo menstrual, mas atrasos significativos podem indicar, sim, uma possível gravidez.

Faz 20 dias que minha menstruação está atrasada? ›

Até quando o atraso na menstruação é normal? O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias).

Como saber se você está grávida pela barriga? ›

Como Diferenciar Barriga de Grávida de Gordura

A barriga de grávida é mais “durinha” que a barriga de gordura localizada, e vai crescendo conforme os meses de gravidez. Por isso, só dá pra confundir as duas nos primeiros meses, e depois já fica mais claro que a barriga é de grávida.

O que fazer para vir a menstruação? ›

Relaxar e fazer alterações no estilo de vida são algumas formas de como fazer a menstruação descer
  1. Use Dong quai.
  2. 2.2. Infusão de poejo.
  3. 2.3. Chá de canela ou de gengibre.
  4. 2.4. Relaxe.
  5. 2.5. Faça sexo.
  6. 2.6. Reduza os exercícios físicos.

Estou atrasada a 20 dias e teste de farmácia negativo? ›

Um resultado de teste de gravidez negativo significa que o teste não detectou hCG na sua urina. Se a data da menstruação estiver muito atrasada ou não tiver chegado, mas mesmo assim o resultado do teste de gravidez for negativo, é improvável que você esteja grávida.

Quando aperto o pé da barriga dói pode ser gravidez? ›

Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

Estou com corrimento branco e minha menstruação está atrasada? ›

O corrimento branco é normalmente parte do ciclo menstrual normal da mulher e acontece devido às alterações hormonais, principalmente devido ao aumento da produção de progesterona pelo corpo lúteo, e é constituído principalmente por leucócitos.

Como saber se vai vir a menstruação? ›

O primeiro passo é aprender qual a duração do seu ciclo menstrual completo. O dia 1 é o primeiro dia da sua menstruação e o último dia é o dia anterior ao seu próximo período. Se o seu ciclo dura mais do que 28 dias, sua ovulação acontecerá por volta do 14° dia (duas semanas antes do seu próximo período).

Qual a diferença de cólica menstrual e cólica de gravidez? ›

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

É normal sentir cólica e a menstruação não descer? ›

Você pode estar sentindo dor na bexiga, no intestino, em outros lugares que não são o útero, mas estão muito próximos. Esse pode ser um dos motivos de você estar com dor e não menstruar. Não é exatamente uma cólica, mas é outro tipo de desconforto e ele precisa ser investigado.

Estou com 2 meses de atraso e teste negativo? ›

O atraso menstrual pode ter várias causas, inclusive a mais comum que é a gravidez, mas como seu exame de BHCG é negativo sugiro que além de repetir o exames, nesses casos é sempre interessante mais de um exame, procure um ginecologista para ampliar a pesquisa do seu atraso menstrual.

Como fazer o teste de gravidez do pulso? ›

Como é? Meça seu pulso no pescoço ou no umbigo. Depois, compare com a velocidade do fluxo de sangue de pessoas que com certeza não estão grávidas. Supostamente, um pulso mais rápido indicaria gravidez.

Como saber se estou grávida com sal? ›

Como fazer teste de gravidez com sal

Em um copo descartável, colete um pouco de urina e acrescente sobre ela três pitadas de sal. Mexa com uma colher descartável para dissolver e espere 10 minutos. Dizem que, se formar uma espécie de nata sobre a urina, é sinal de gravidez.

Qual é o tipo de corrimento que indica gravidez? ›

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Qual o remédio de farmácia para descer a menstruação? ›

Acetoflux é um medicamento que possui como princípio ativo o acetato de medroxiprogesterona. É o popular "remédio para descer a menstruação". De modo geral, é indicado para a ausência de menstruação, que já dura mais de 3 meses, e pode ser chamada de amenorreia secundária.

Quanto tempo de atraso da menstruação pode ser gravidez? ›

A gravidez é uma das principais causas dos atraso menstrual, e deve ser considerada mesmo pelas mulheres que usam métodos contraceptivos, como camisinha ou pílula anticoncepcional, que às vezes podem falhar. Desta forma, as mulheres com ciclos regulares já podem desconfiar de gravidez com 5, 6 dias de atraso menstrual.

Qual a diferença de uma barriga inchada e de grávida? ›

Como diferenciar barriga inchada de uma gravidez? A barriga inchada pode ser sintoma de diversos fatores como a TPM, gases e até mesmo a prisão de ventre, e dificilmente será notada uma gravidez somente pelas condições e aparência abdominal.

O que significa barriga inchada e menstruação atrasada? ›

Quando a barriga começa a ficar mais inchada do umbigo para baixo e a menstruação está atrasada alguns dias, isto pode ser um sinal de gravidez.

Tem algum teste de gravidez caseiro que funciona? ›

Teste da água sanitária

De acordo com as teorias populares, este teste funciona porque a água sanitária é capaz de reagir com o hormônio beta HCG, assim como o que acontece no teste de farmácia, levando à formação de espuma. Assim, se não existir formação de espuma, o teste é considerado negativo.

Como é as fezes de uma grávida? ›

E tem mais: a medida que o útero vai crescendo, ele pressiona o intestino, o que também contribui para seu mau funcionamento. Além disso, as gestantes absorvem mais líquido do intestino, fazendo com que as fezes fiquem ressecadas e mais difíceis de serem eliminadas.

O que pode ser confundido com uma gravidez? ›

A pseudociese, conhecida popularmente como gravidez psicológica ou falsa gravidez, é uma síndrome rara na qual uma mulher, que não está grávida, não só acredita piamente que está esperando um bebê, como passa a apresentar sintomas típicos de uma gravidez, incluindo ausência de menstruação e aumento do volume abdominal.

Quais são os sintomas de uma gravidez silenciosa? ›

Isso porque ter náuseas, vômitos, fadiga, aumento do sono, sensibilidade mamária, intestino preso e apresentar sangramento na implantação do ovo no útero (que acontece próximo ao que seria a menstruação normal) podem levar a suspeita de uma gravidez pelo crescimento da barriga.

Como fazer a menstruação descer em 30 minutos com canela? ›

Colocar um pau de canela em uma panela com água e deixar ferver durante cerca de 5 minutos. Depois, deve-se deixar amornar, retirar a canela e beber em seguida. Se a pessoa desejar, pode adoçar a gosto.

Estou me sentindo úmida pode ser gravidez? ›

No início da gestação, é bem comum aumentar a secreção fisiológica da vagina e ficar com a sensação de estar sempre molhada. Mas não é comum sangramento, dor,... Nesse caso, converse com seu médico ou procure a emergência.

Quando sai uma gosma transparente é sinal de gravidez? ›

Gravidez

O aumento do corrimento transparente é muito comum durante a gravidez e esta é uma situação normal, e ocorre porque há um maior fluxo sanguíneo na região e os hormônios femininos que estão circulando na corrente sanguínea favorecem o seu aparecimento.

Onde são as cólicas no início da gravidez? ›

As cólicas na gestação geralmente são causadas pela distensão uterina e também dos ligamentos que sustentam o útero na parte interna do abdômen.

Como faço para saber se estou grávida antes da menstruação descer? ›

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar
  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.
12 May 2022

O que acontece quando a menstruação não vem e não é gravidez? ›

A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como excesso de estresse, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína, podem levar ao atraso da menstruação.

Como contar o dia de atraso menstrual? ›

Para ver se a menstruação está atrasada é necessário saber como funciona seu ciclo menstrual e qual é a previsão da próxima menstruação. Se não descer no dia esperado, o dia posterior é contado como o primeiro dia do atraso menstrual.

Quanto tempo de atraso na menstruação pode ser gravidez? ›

Normalmente, os ciclos regulares são mais fáceis de identificar o atraso, geralmente eles duram entre 27 a 29 dias, com cerca de dois dias, já seria um bom prazo para realizar o teste de gravidez.

Quanto tempo de atraso da menstruação pode ser gravidez? ›

O beta hCG é um exame de sangue simples que mede a concentração do hormônio no sangue. É um método extremamente sensível, seguro e eficiente de confirmar (ou descartar) uma gravidez, que pode ser realizado a partir do décimo dia da suspeita da fecundação ou após o primeiro dia de atraso menstrual.

Estou 1 mês atrasada e teste negativo? ›

Um resultado de teste de gravidez negativo significa que o teste não detectou hCG na sua urina. Se a data da menstruação estiver muito atrasada ou não tiver chegado, mas mesmo assim o resultado do teste de gravidez for negativo, é improvável que você esteja grávida.

Quantos dias de atraso eu posso fazer o teste de gravidez? ›

Quem tem ciclos regulares pode fazer o teste de gravidez após 5 a 7 dias de atraso. Os exames determinam a presença no sangue ou urina do hormônio Beta HCG, que é produzido em maior quantidade durante a gestação. O teste de urina, geralmente vendido em farmácias e supermercados, é bastante confiável.

Como saber se vai vir a menstruação? ›

O primeiro passo é aprender qual a duração do seu ciclo menstrual completo. O dia 1 é o primeiro dia da sua menstruação e o último dia é o dia anterior ao seu próximo período. Se o seu ciclo dura mais do que 28 dias, sua ovulação acontecerá por volta do 14° dia (duas semanas antes do seu próximo período).

Estou com corrimento branco e minha menstruação está atrasada? ›

O corrimento branco é normalmente parte do ciclo menstrual normal da mulher e acontece devido às alterações hormonais, principalmente devido ao aumento da produção de progesterona pelo corpo lúteo, e é constituído principalmente por leucócitos.

Qual é o tipo de corrimento que indica gravidez? ›

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Estou sentindo muita cólica e a menstruação não desce? ›

A cólica fora do período menstrual pode ser normal ou não, tudo vai depender de suas causas. Considerada normal é a cólica causada pela ovulação¹. Esses casos, a dor abdominal acontece em mulheres que têm ciclos regulares e cólicas menstruais¹.

Tem algum teste de gravidez caseiro que funciona? ›

Teste da água sanitária

De acordo com as teorias populares, este teste funciona porque a água sanitária é capaz de reagir com o hormônio beta HCG, assim como o que acontece no teste de farmácia, levando à formação de espuma. Assim, se não existir formação de espuma, o teste é considerado negativo.

Quando aperto o pé da barriga dói pode ser gravidez? ›

Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

Qual a diferença de uma barriga inchada e de grávida? ›

Como diferenciar barriga inchada de uma gravidez? A barriga inchada pode ser sintoma de diversos fatores como a TPM, gases e até mesmo a prisão de ventre, e dificilmente será notada uma gravidez somente pelas condições e aparência abdominal.

O que significa barriga inchada e menstruação atrasada? ›

Quando a barriga começa a ficar mais inchada do umbigo para baixo e a menstruação está atrasada alguns dias, isto pode ser um sinal de gravidez.

Como fazer o teste de gravidez do pulso? ›

Como é? Meça seu pulso no pescoço ou no umbigo. Depois, compare com a velocidade do fluxo de sangue de pessoas que com certeza não estão grávidas. Supostamente, um pulso mais rápido indicaria gravidez.

Será que estou grávida? ›

Os sinais nas primeiras semanas de gestação

1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

Como fazer o teste de gravidez com o sal? ›

Como fazer teste de gravidez com sal

Em um copo descartável, colete um pouco de urina e acrescente sobre ela três pitadas de sal. Mexa com uma colher descartável para dissolver e espere 10 minutos. Dizem que, se formar uma espécie de nata sobre a urina, é sinal de gravidez.

Videos

1. Menstruação Não Veio no Mês? [ 10 Principais Causas ]
(Livia Derossi)
2. Menstruacão Atrasada e Não Estou Grávida? 4 Causas + Comum da Menstruação Atrasada e Teste Negativo
(Livia Derossi)
3. A menstruação não veio! O que pode ser?
(Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia)
4. Menstruação Irregular? [6 Principais Causas]
(Livia Derossi)
5. MENSTRUAÇÃO ATRASADA E TESTE DE GRAVIDEZ NEGATIVO! QUAIS AS CAUSAS PRINCIPAIS DE ATRASO MENSTRUAL?
(Dr Augusto Teixeira)
6. O que muda na menstruação pós 40 anos?
(Wanja Leite)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Rubie Ullrich

Last Updated: 09/02/2022

Views: 6100

Rating: 4.1 / 5 (52 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Rubie Ullrich

Birthday: 1998-02-02

Address: 743 Stoltenberg Center, Genovevaville, NJ 59925-3119

Phone: +2202978377583

Job: Administration Engineer

Hobby: Surfing, Sailing, Listening to music, Web surfing, Kitesurfing, Geocaching, Backpacking

Introduction: My name is Rubie Ullrich, I am a enthusiastic, perfect, tender, vivacious, talented, famous, delightful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.