Como Fazer o bebê dormir a noite toda (2022)

Está cansada de não dormir direito à noite? De acordar de hora em hora ? Não se desespere, nesse artigo vou te dar algumas dicas para te ajudar a fazer seu bebê dormir a noite toda.

A maternidade, a fase mais linda da vida de uma mulher, ou pelo menos deveria ser não é? Qual mulher não se acha linda com aquele barrigão? E as primeiras mexidinhas do bebê? Uma das sensações mais lindas da vida, não é mesmo?

Mas, sinto muito te dizer que a maternidade não é rosada como muitas pessoas a pintam, enquanto o bebê está no “forninho” tudo bem, os desafios começam quando o pacotinho de amor nasce, mas isso ninguém diz e ninguém ensina.

Quando nos tornamos mães, ninguém nos diz como será esse novo momento, ninguém nos diz o que fazer quando o bebe começa a chorar, quando acorda com cólicas, quando deixamos de ter tempo para nós mesmas, e a privação de sono?

Por mais que tenhamos uma rede de apoio, um esposo muito amigo e compreensivo nos sentimos sozinhas e no final somos apenas nós e nosso bebê.

Mas e se eu te disse que existe sim, uma forma saudável de você entender e ensinar o seu bebê dormir a noite toda o que você faria? Procuraria saber mais sobre esse método?

Tenho certeza que se você ler esse post até o final você saberá exatamente o que fazer para ensinar seu bebê dormir a noite inteira e você também poderá descansar durante a noite.

Vamos ao conteúdo?

Aprenda a fazer seu bebê dormir a noite toda

(Video) Como fazer o bebê dormir sozinho no berço e a noite toda

Sumario

Porque os bebês não dormem a noite inteira?

É muito comum os recém nascidos dormirem super bem nos primeiros 15 dias de vida e muitas mamães ficam chocadas com isso, na verdade a alegria toma conta da recém mãe quando vê seu pequeno recém nascido dormindo 4 ou 6 horas seguidas durante a noite.

Porém tudo muda ao passar os primeiros 15 dias, quando passa esse período, começam as cólicas, e essa é sem dúvidas a fase mais difícil.

As cólicas infelizmente existem e incomodam nossos bebês, não são todos os bebês que tem, o meu por exemplo não teve, mas não pude evitar a privação do sono.

O fato é que com 15 dias de vida o bebe nem sabe que nasceu, ele passa muito mais tempo dormindo do que acordado e nós? A gente não vê a hora dele acordar para carregá-lo, não é verdade?

Quando passa o período de 15 dias, o bebe começa a sentir sensações estranhas, como o vento por exemplo, e ao passar um mês alguns bebês não dormem a noite toda, acorda de hora em hora, ou de minuto em minuto.

Eu sei como é, eu passei por isso! Então vim aqui te encorajar e dar-lhe algumas dicas para ajudar a melhorar o sono do seu bebe.

(Video) Como Fazer o Bebê Dormir a Noite Toda! [Método Comprovado] Pediatra Dr. Paulo Telles

Entendendo o Sono do Bebê

Como eu disse anteriormente, nos primeiros dias o bebe não sabe que nasceu, então é bem comum eles dormirem muito.

Quando o bebe se dá conta que não está mais na barriga da mãe ele começa a sentir um leve desconforto.

Já notou que todos os bebês quando nascem tem alguns reflexos de, do nada abrirem os braços como se tivessem levado um susto?

Pois é, eles estão reproduzindo o comportamento que tinham na barriga da mãe.

Enquanto o bebê estava na barriga os únicos sons que eles ouviam eram os do nossos órgãos, ele também não dormia o dia inteiro mas se sentia protegido.

Bebês quando nascem não sabem dormir, isso é novo para eles, assim como futuramente andar será novo.

Por isso é muito importante nessa fase inicial de vida do bebe nós mamães ensiná-los a dormir, criar rotinas, um ambiente aconchegante para que seu bebe se sinta seguro e protegido como se sentia na barriga.

(Video) Como fazer o bebê dormir a noite toda?

Quando você estabelece rotinas do sono, seu bebe começa a entender que não está mais dentro da barriga, e vai se acostumando a isso, ele percebe quando é a hora do banho, hora do sono e vai se acostumando a isso, e ele também fica a espera desse momento.

Rotinas são ótimas para ajudar a entender o sono do bebê e ensiná-lo a dormir a noite toda.

Como Evitar Cólicas no bebê

Um dos maiores motivos dos bebês não dormir a noite toda e deixar as mamães super cansadas são as cólicas, acredito que essa é uma das piores fases, bate um grande desespero, é horrível ver nosso filho chorar e não saber o que fazer.

Mas sabia que existe uma técnica que eu usei desde o primeiro dia de vida do meu filho e ajudou ele a não ter cólicas, sabe qual foi?

Eu fazia “bicicletinhas” com as perninhas dele desde o primeiro dia, tinha o hábito de fazer isso 3x ao dia.

Fazer bicicleta com as perninhas do bebe ajuda eles a soltarem os gases evitando assim as cólicas.

Como disse logo acima, eu tinha o hábito de fazer bicicletinha com as perninhas do meu filho 3x ao dia, pela manhã assim que acordavamos, pela tarde e pela noite antes de dormir, 3x por dia era o suficiente para mim, e graças a essa técnica meu filho nunca teve cólicas, mas se você achar necessário pode fazer mais vezes ao dia, isso não é prejudicial.

(Video) COMO FAZER O BEBÊ DORMIR A NOITE TODA (EXISTE UMA SOLUÇÃO DEFINITIVA E FÁCIL?) | MACETES DE MÃE

Dicas para ajudar seu bebe dormir a noite toda

Como mencionei anteriormente bebês não sabem dormir eles precisam aprender, mas vou te dar algumas dicas para ajudar a melhorar o sono do seu bebe.

  1. Use Ninho: Ninho foi algo que eu não use pois não sabia da importância dele, quando os bebês nascem eles precisam se sentir protegidos, dentro da barriga eles não tinham muito espaço e eles estão acostumados a isso, nos primeiros meses de vida é importante eles se sentirem seguros para poderem dormir a noite toda. Então não é interessante você colocar seu bebê sem um ninho dentro do berço, o ninho vai ajudar ele identificar as paredes laterais e ele vai pensar que ainda está dentro da barriga então está protegido. Você também pode usar uma mantinha e enrolar ela e colocar em volta do bebe para reduzir o espaço, você vai ver como isso irá ajudar, eu fazia dessa maneira, pegava uma mantinha e enrolava ela e colocava em volta do meu filho como redutor de berço e isso ajudou muito.
  2. Não Troque a Fralda de xixi de madrugada: Outro erro de mãe principiante é trocar a fralda do xixi de madrugada, as fraldas foram feitas para durar 24h quando você troca a fralda do bebe de madrugada isso pode despertá-lo e fazer com que ele perca o sono, sendo assim troque apenas se for cocô, na maioria das vezes os bebês não fazem cocô de madrugada, então o xixi pode esperar.
  3. Não olhe no olho do bebê enquanto amamenta de madrugada: Esse tópico vai de cada um, confesso que eu não conseguia fazer isso, mas especialistas dizem que quando a mãe olha no olho do bebê gera nele uma emoção capaz de despertá-lo do sono, então se você conseguir não olhar para seu pacotinho de amor, está aí mais uma dica.
  4. Banho de Espuma: Essa é uma técnica muito gostosa que eu fazia, aqui na França é muito difícil encontrar sabão para fazer espumas para bebês, existe uma teoria de que a espuma ajuda o bebe a relaxar, aqui em casa isso dava muito certo!
  5. Rotinas Saudáveis: Durante o primeiro ano de vida do bebê é muito importante manter uma rotina diária, isso pode ser cansativo, mas vale a pena cada minuto. Quando os bebês se acostumam a uma determinada rotina, eles tendem a ficar mais calmos, pois já sabem o que vai acontecer durante o dia, isso relaxa o bebê, e já sabem não é? Bebê calminho dorme a noite toda.
  6. Mantenha o som da Casa normal Durante o dia: Para ajudar seu bebe dormir a noite toda é muito importante que ele comece a entender o que é dia e o que é noite, bebês precisam saber que durante o dia tem momentos de sonecas então deixe a casa bem iluminada e som no volume normal.
  7. Ambiente calmo Durante a noite: Se durante o dia é recomendado manter o som da casa normal, durante a noite você precisa reduzir toda a agitação, o seu bebe precisa entender que chegou a hora de dormir, então crie um ambiente calmo, com pouca luz e sem barulho, isso irá ajudar seu bebe dormir a noite toda.
  8. Massagem Relaxante: Conhece o shantala? É um tipo de massagem relaxante que ajuda o bebe dormir a noite toda, também é recomendada para ajudar a despertar os sentidos dos bebês, tente fazer em casa, bebês tranquilos dormem a noite toda.

Bom, te dei 8 dicas para ajudar o seu bebe dormir à noite, tenho certeza que elas irão te ajudar e você também poderá descansar.

Lembre-se que os bebês não sabem o que é dormir a noite toda, eles precisam aprender, e para isso tenho um ebook especial para você, que irá te ajudar a entender o sono do seu bebe e te ensinar técnicas saudáveis para você ensinar seu bebe dormir a noite toda.

Espero que tenha gostado desse post, se ele foi útil para você compartilhe nas suas redes sociais.

Te convido a conhecer meu instagram também, vamos falar sobre maternidade por lá ?

Até o próximo post.

Tags: como fazer o bebê dormir a noite toda | entenda o sono do bebê | mamãe e bebê | maternidade

(Video) COMO FAZER BEBÊ DORMIR SOZINHO E A NOITE TODA - MÉTODO PARA BEBÊ DE 2-4 MESES // PARTE 1

FAQs

Quando o bebê começa a dormir a noite inteira? ›

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.

O que eu faço para o meu bebê dormir a noite toda? ›

5 dicas para ajudar com filhos que dormem mal
  1. Crie uma rotina. ...
  2. Evite exposição a telas perto da hora de dormir. ...
  3. Evite atividades agitadas próximo à hora de dormir. ...
  4. Crie um ritual do sono. ...
  5. Converse com seu filho sobre os sinais de sonolência e a importância do sono.
Oct 8, 2021

Porque o bebê não dorme a noite toda? ›

Em vários casos, o desconforto físico é o causador do problema. Um quarto muito quente ou frio, por exemplo, faz o corpinho despertar e chamar por ajuda. O mesmo acontece com a fralda que vaza, como a famosa e indesejável explosiva. Cólicas e até uma gripe ou virose levam a um bebê que não dorme a noite inteira.

O que fazer quando o bebê não quer dormir de madrugada? ›

5 dicas para evitar que seu filho acorde de madrugada
  1. Crie uma rotina. Comece criando uma rotina relativamente rígida para dormir. ...
  2. Diferencie noite do dia. Seu filho precisa saber diferenciar o dia da noite. ...
  3. Deixe que ele pegue no sono sozinho. ...
  4. Dê uma naninha. ...
  5. Espere antes de agir.

Pode deixar o bebê de 2 meses dormir a noite toda? ›

Como fazer o bebê dormir a noite toda2 meses de vida

O bebê com 2 meses já é mais ativo que o recém-nascido, porém ele ainda interage pouco e é normal dormir mais de 15 horas por dia (somando todos os cochilos do dia, mesmo picadinhos, dão um grande volume).

Quantas horas o bebê de 2 meses pode dormir à noite? ›

Quanto tempo dorme um bebé de 2 meses

Em média, dormem entre 15 e 16 horas aproximadamente. O seu bebé dormirá a maior parte destas horas durante a noite (embora, normalmente, não durma tudo seguido) e permanecerá acordado mais tempo durante o dia, se bem que comece a dormir, mais ou menos, umas três sestas diárias.

Qual remédio é bom para bebê dormir? ›

No mercado farmacêutico existem alguns calmantes ditos naturais ou fitoterápicos direcionados a auxiliar para um sono mais tranquilo do bebê. Todos com nomes convidativos como sonin, calmin, esse não autorizado pela Anvisa no Brasil, mas trazido por outras pessoas para a venda ilegal.

Qual chá é bom para o bebê dormir? ›

Algumas ervas, como camomila, valeriana (erva-dos-gatos) e erva-cidreira, além de servirem para chá, podem ser usadas para fazer um travesseiro de ervas e também serem incluídas no banho, para ajudar o bebê a relaxar e dormir melhor.

Como dar remédio para o bebê dormindo? ›

Um outro ponto importante é a hora (literalmente!) de dar o remédio durante a madrugada. Calcule os horários (a cada 8 horas, por exemplo, por recomendação do pediatra) de forma a fugir do que eu chamo de períodos críticos: aqueles em que seu filho está mais sujeito a acordar no dia-a-dia.

É normal um bebê de 1 mês dormir a noite toda? ›

No primeiro mês, o sono costuma vir em ciclos de três a quatro horas, independente de ser dia ou noite. Após as primeiras semanas, dorme um período de manhã e outro à tarde. Cada período dura de uma a duas horas. Durante a noite, costuma adormecer cedo, por volta das 20h ou 21h.

Porque a criança não dorme direito à noite? ›

Higiene do sono

Não dá para estimular a criança com brincadeiras excitantes à noite, por exemplo, e esperar que ela vá dormir com tranquilidade em seguida. Além disso, entenda que o cérebro do seu filho é como se fosse um computador.

O que fazer quando o bebê não consegue dormir? ›

Meu bebê não dorme: o que fazer?
  1. Bebês muito pequenos precisam acordar mais vezes. ...
  2. Saiba como funciona o sono do bebê ...
  3. Se possível, estabeleça uma rotina de sono e bons hábitos. ...
  4. Esteja presente e dê segurança ao bebê ...
  5. Esteja confortável no momento de dormir. ...
  6. Pare de tentar receitas que te angustiam.
Jan 28, 2022

Como fazer o bebê pegar no sono profundo? ›

Dicas para evitar que o bebê acorde:

Segure o bebê com firmeza e coloque no bercinho lentamente. O movimento de descida pode causar insegurança e fazer com que ele desperte. Após leva-lo ao berço, mantenha a mão nele alguns segundos ou minutos, para que não perca o contato físico de repente.

Precisa acordar bebê de 2 meses para amamentar? ›

Tudo depende da idade do bebê que você tem em casa. O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir.

Tem que acordar o bebê para amamentar a noite? ›

Tudo o que uma mãe de um recém-nascido mais quer na vida é dormir. Mas, normalmente se o bebê 'engata' umas horinhas de sono a mãe é orientada a acordar o bebê para que não ultrapasse um determinado número de horas dormindo.

É preciso acordar o bebê para amamentar a noite? ›

Sim, você deve acordar o bebê para mamar

Nos primeiros dias de vida, não tem como saber que o bebê está dormindo porque está relaxado e satisfeito ou se é um sinal de hipoglicemia, quando ele fica menos ativo. Acordar o bebê para mamar, nesse caso, é uma medida de segurança.

Pode dá remédio para bebê dormindo? ›

Se a criança está dormindo, ela deve estar confortável. Lembre-se que o descanso é muito importante para a melhora. Ao contrário de antibiótico, remédio para aliviar sintomas de febre não precisa ser administrado de horário, por isso, não precisa acordar a criança para medicar.

Como dar remédio para bebê que não quer tomar? ›

Outra atitude indicada é usar a seringa, principalmente quando a criança ainda é bem pequenininha. Segurar a colherinha com o remédio líquido no céu da boca da criança, até que ela o engula, também vale. Dar o remédio na base da ameaça, nem pensar. Nessas horas, a naturalidade é uma grande aliada.

Como dar remédio para bebê de 1 mês? ›

AS MELHORES DICAS PARA O BEBÊ TOMAR REMÉDIO SEM ...

Quando se preocupar com o bebê dormindo muito? ›

Alguns bebês dormem mais do que outros e podem até não acordar para as refeições, podendo demorar cerca de 6 meses para o bebê estabelecer o seu próprio ritmo circadiano. Caso a mãe suspeite que o bebê dorme mais do que o normal, o melhor é ir ao pediatra para perceber se existe algum problema.

Quantas horas de sono tem um bebê de 1 mês? ›

Apesar dos bebês dormirem a maior parte do tempo, até cerca dos 6 meses de idade, não dormem muitas horas seguidas, pois acordam ou têm que ser acordados para mamar.
...
Número de horas de sono do bebê
IdadeNúmero de horas de sono por dia
1 mês16 a 18 horas no total
2 meses15 a 16 horas no total
7 more rows

Qual chá é bom para o bebê dormir? ›

Algumas ervas, como camomila, valeriana (erva-dos-gatos) e erva-cidreira, além de servirem para chá, podem ser usadas para fazer um travesseiro de ervas e também serem incluídas no banho, para ajudar o bebê a relaxar e dormir melhor.

Como saber se meu bebê está em salto de desenvolvimento? ›

“Se o bebê passa a ficar chorão, carente, só quer colo e peito o tempo todo, tem mudanças no apetite e também no sono, mas não há nenhum sintoma físico que demande uma visita ao pediatra, ele está com os sintomas clássicos de saltos de desenvolvimento.”

O que fazer quando o bebê está em salto de desenvolvimento? ›

Durante o dia, fale com seu bebê, cante, brinque com ele, leia para ele, tome banho junto. Torne esses momentos prazerosos também para você! Esses momentos de cumplicidade vão ajudar remotamente nos momentos mais difíceis! O salto passará sozinho e a rotina voltará ao normal.

Como identificar salto de desenvolvimento 1 mês? ›

Sinais de desenvolvimento

Saltos de desenvolvimento no 1º mês (por volta da 5° semana de vida): ✅Chora mais do que o habitual / Início do mundo das sensações, o bebê começa a perceber o mundo de forma diferente; ✅Perde o apetite / Percebe cheiros diferentes e dorme muito mal e acorda várias vezes a noite.

Quando é o primeiro salto de desenvolvimento do bebê? ›

1º salto: Enxergando o mundo (5 semanas)

O primeiro salto ocorre, aproximadamente, quando já foi completado 1 mês de vida. Nesta fase, predominam mudanças significativas na visão. O bebê passa não apenas a enxergar pessoas e objetos com maior nitidez, como também a fixar o olhar por mais tempo.

Videos

1. COMO FAZER O BEBÊ DORMIR A NOITE TODA?
(Dr. Evandro Salgado)
2. COMO TIRAR O MAMÁ DA MADRUGADA E O BEBÊ DORMIR A NOITE TODA | Monica Romeiro
(Almanaque dos Pais)
3. COMO FAZER SEU BEBÊ DORMIR A NOITE TODA?
(Sonhos de um casal TV - SDUC)
4. 5 dicas para fazer o bebê dormir a noite toda
(Pais&Filhos TV)
5. COMO FAZER O RECÉM-NASCIDO DORMIR A NOITE TODA | ROTINA DO SONO | LU MENDES
(Mamãe Conversadeira)
6. COMO FAZER SEU BEBÊ DORMIR A NOITE TODA SOZINHO NO BERÇO | Priscila Simões
(Priscila Simões)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Delena Feil

Last Updated: 08/27/2022

Views: 6646

Rating: 4.4 / 5 (45 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Delena Feil

Birthday: 1998-08-29

Address: 747 Lubowitz Run, Sidmouth, HI 90646-5543

Phone: +99513241752844

Job: Design Supervisor

Hobby: Digital arts, Lacemaking, Air sports, Running, Scouting, Shooting, Puzzles

Introduction: My name is Delena Feil, I am a clean, splendid, calm, fancy, jolly, bright, faithful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.