4.4/5 - (771 votes)
Crise de ansiedade ou ataque de pânico é o momento em que os sintomas da ansiedade se manifestam de forma abrupta e intensa. Assim, são caracterizados principalmente por taquicardia, respiração irregular, medo e tremores no corpo.
Na maioria das vezes, quem sofre de crise de ansiedade já possui um histórico de ansiedade generalizada ou síndrome do pânico, resultando no descontrole das emoções e da respiração diante de alguma situação de estresse ou traumática.
O que é crise de ansiedade?
É comum se sentir ansioso em diversas situações cotidianas, como na expectativa para algum encontro, na preparação de um trabalho importante ou no recebimento de alguma notícia. Entretanto, quando isso se torna frequente ao ponto de dificultar tarefas diárias, a ansiedade deixa de ser uma característica para se tornar um transtorno.
Cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem de algum transtorno de ansiedade. Na maioria das vezes os quadros de ansiedade começam na infância ou na adolescência, mas pode começar na idade adulta. O transtorno de ansiedade generalizada (TAG), contudo, é considerado patológico, comprometendo a saúde física e emocional. As preocupações e medos passam a se tornar constantes e irreais, ultrapassando os perigos verdadeiros.
Quando essas sensações dominam a mente e gatilhos específicos são ativados, podem gerar a crise de ansiedade, ataque de ansiedade ou ataque de pânico. Então, essa crise é caracterizada por uma profunda sensação de insegurança, medo e descontrole.
É como um curto-circuito gerado no corpo e na mente, provocando uma descarga de noradrenalina e adrenalina pelo organismo. Essas substâncias são responsáveis, junto com outros processos, pelas manifestações físicas da crise, que duram poucos minutos em alta intensidade.
Sintomas da crise de ansiedade
No momento em que esse alerta é gerado, alguns sintomas mais comuns podem ser percebidos. Entre eles, estão:
- Palpitação, coração pulsando forte ou acelerado;
- Sensação de garganta fechada;
- Suor;
- Tremores;
- Falta de ar;
- Sensação de desmaio;
- Náusea ou desconforto abdominal;
- Formigamentos;
- Dor ou desconforto no peito;
- Calafrios e sensação de calor;
- Sentimentos de irrealidade;
- Sensação de afogamento ou sufocação;
- Despersonalização (sentir-se fora de si mesmo);
- Medo de perder o controle ou enlouquecer;
- Medo de morrer.
Essa demonstração extrema de tensão dificilmente acontece uma só vez para quem possui histórico de ansiedade ou pânico. Muitas vezes associado ao transtorno conhecido como agorafobia, os ataques de pânico ou crises de ansiedades podem acontecer devido à uma situação específica de estresse ou momentos traumáticos. Ou seja, estando em um local muito movimentado, um espaço fechado, em um meio de transporte, em pontes ou alturas elevadas.
Algumas vezes a crise de ansiedade aparece sem aviso e sem motivo aparente, apenas como consequência do transtorno de ansiedade generalizada, como uma descarga de emoções acumuladas. Aproximadamente 70% dos casos de crise está associado à depressão e pode levar a outros transtornos, como a síndrome do pânico ou o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Como diferenciar os sintomas da crise de ansiedade do infarto?
Quem está passando por uma crise de ansiedade costuma relatar uma forte sensação de dor no peito, muito parecida com a do infarto. O ataque cardíaco acontece quando as artérias que irrigam o coração sofrem algum problema, como o entupimento, e são impedidas de levar sangue até o músculo, que começa a morrer. A dor intensa no tórax é consequência dessa ação.
Essa pressão forte no peito desencadeia, logo em seguida, dores nos ombros, nos braços, no queixo e no abdômen. A sensação se diferencia dos ataques de pânico no sentido de ser uma pressão mais profunda e associada a outras dores físicas. Além disso, é possível que essa dor se estenda por até 20 minutos.
Como controlar a crise de ansiedade?
Passar por uma crise não é nada fácil e pode ser extremamente amedrontador. Para quem passa por ataques constantes ou convive com pessoas que têm episódios de crise, é fundamental conhecer formas de aliviar os sintomas e acalmar o paciente até que ela se dissipe. Seguem algumas orientações que podem ajudar nesse sentido:
1. Desvie a atenção dos sintomas
Um dos principais motivos para que a crise de ansiedade se torne mais intensa é começar a se preocupar ainda mais ao pensar nos sintomas que estão surgindo. A dor no peito começa a parecer como um infarto e isso vai gerando ainda mais medo, acelerando o coração e aumentando o impacto. É fundamental desviar a atenção dos sintomas e focar em uma atividade específica, como o controle da respiração.
2. Diminua o ritmo da respiração
Assistir nosso peito subindo e descendo rapidamente pode se tornar desesperador. Durante uma crise, começamos a respirar rápido demais, causando hiperventilação.
Nesses casos, é primordial inspirar e expirar lenta e profundamente, a fim de diminuir o estresse e fornecer mais oxigênio ao cérebro, aumentando a concentração. Isso diminui a sensação de asfixia e incapacidade de respirar.
Quando notar que uma crise se aproxima, segure a respiração, coloque uma mão sobre a barriga e a outra sobre o peito e comece a respirar devagar, utilizando o diafragma. Inspire pelo nariz, segure a respiração por três segundos e expire pela boca lentamente.
Você deve sentir o abdômen subindo e descendo. Mantenha esse ritmo de respiração até sentir relaxamento muscular e clareza de pensamento.
3. Relaxe os músculos
A tendência imediata de uma pessoa passando por um ataque de ansiedade é de contrair os músculos como forma de defesa, entretanto essa contração acaba trazendo mais dores e desconforto, intensificando a sensação de peso.
Depois que a respiração estiver controlada, procure iniciar o processo de relaxamento muscular. Volte a sua atenção para os músculos, relaxando um por vez a partir da expiração. Comece com a cabeça e o pescoço e passe para as áreas mais afetadas pelo estresse, como o maxilar, boca, nuca e ombros.
4. Se distraia
Outra atividade comum durante uma crise é passar um turbilhão de pensamentos pela cabeça, causando uma sobrecarga emocional. A descarga de adrenalina desperta nosso sistema nervoso e deixa a mente alerta.
A saída para isso é diminuir o ritmo dos pensamentos criando distrações externas a ele. Se estiver com alguém conhecido, tente começar uma conversa e prestar atenção somente nela.
Se estiver sozinho, tente contar de 1 a 10 repetidas vezes, cantar uma música, recitar uma história, fazer listas ou qualquer outra atividade mental que te tire do problema.
5. Use a imaginação guiada
Pense em um lugar que você se sinta em paz e relaxado. Enquanto pensa nesse lugar, continue adicionando detalhes à cena. Foque toda a sua mente no campo da imaginação. Esse tipo de atividade é muito eficiente para desligar sua mente dos sintomas da ansiedade e acalmar a respiração.
Precisa de apoio psicológico? Dê o primeiro passo e comece sua experiência com a Vittude! 😉
Como tratar a ansiedade?
Quando uma crise de ansiedade ou ataque de pânico acontece, a melhor forma de tratamento é entrar em contato diretamente com um psicólogo ou psiquiatra. Se forem muito graves e durarem muito tempo, é fundamental que um profissional especializado em saúde mental seja contactado.
As crises podem ser sinais de outros transtornos, como a síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade generalizada. De fato, um dos tratamentos mais comuns e eficazes é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Este tipo de terapia é focada no ensino de como identificar e substituir modos negativos de pensar e reagir a situações.
De tal forma que você aprende a reconhecer quando os pensamentos não condizem com os fatos e quais são as maneiras úteis de pensar e reagir. Em alguns casos, o médico ou psiquiatra pode receitar medicações que controlam a ansiedade se outros métodos não tiverem dado resultados aparentes.
Já passou por uma crise de ansiedade? Sente que alguns dos sintomas associados à ansiedade generalizada se encaixam com suas sensações? Você pode encontrar um psicólogo especializado acessando aqui.
Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo especializado em casos de ansiedade que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Faça terapia online em nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!
Precisa de apoio psicológico? Use nossa ferramenta de agendamento e encontre o psicólogo ideal em qualquer hora e lugar.
Você também pode gostar:
10 estratégias para cultivar o bom humor e viver bem
Ansiosa? Confira 10 dicas para reduzir sua ansiedade
Teste de depressão, ansiedade e estresse: DASS-21 revela que 86% dos respondentes têm algum transtorno mental
* Atualizado em 02/07/2020
FAQs
O que fazer na hora do ataque de ansiedade? ›
- Concentre-se e tente se afastar do caos. ...
- Faça exercícios respiratórios. ...
- Tome um chá calmate e fuja da cafeína. ...
- Movimente-se. ...
- Ouça música. ...
- Ocupe a mente ou tente este método.
A necessidade de internação deve ser sempre avaliada e recomendada por um médico em diferentes casos. Além de problemas relacionados à depressão e ansiedade, a dependência química e o consumo abusivo de álcool também devem ser considerados.
O que pode provocar uma crise de ansiedade? ›Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.
O que beber para relaxar? ›- Leite quente possui cálcio, que ajuda a baixar a pressão sanguínea. ...
- Chá de hortelã relaxa os músculos. ...
- Suco de maracujá atua como tranquilizante. ...
- Chá de camomila alivia dores em geral. ...
- Masala chai descafeinado reduz os níveis de cortisol.
O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera um alto nível de adrenalina no organismo – responsável por desencadear os demais sintomas físicos.
Quem tem ansiedade pode ter infarto? ›Sim! Ansiedade, estresse e sustos podem provocar infarto MAS apenas em pessoas predispostas. Ou seja, é necessário que a pessoa tenha alteração coronária, seja por ateromatose (depósitos de colesterol) ou por espasmos (angina de prizmethal), para que o stress desencadeie o infarto.
O que tomar no hospital para ansiedade? ›- Alprazolam (Frontal);
- Diazepam (Valium);
- Lorazepam (Lorax);
- Clonazepam (Rivotril).
Algumas pessoas também podem ter sintomas gastrointestinais ligados à ansiedade, como dor de barriga, náusea ou diarreia. Com a pandemia de covid-19, médicos têm recomendado que as pessoas evitem pronto-socorros por causa de sintomas leves. Mas é preciso buscar auxílio médico em caso de falta de ar.
O que a Bíblia fala sobre a ansiedade? ›Sabemos sim que a ansiedade é um estado de preocupação, o que não pode é se deixar levar por ela. O Apóstolo Paulo escreveu uma carta à Igreja de Filipenses no capítulo 4 versículo 7 dizendo que temos que lançar sobre Jesus toda nossa ansiedade porque Ele cuida de nós, mas a pergunta é como faz isso????
Como controlar a ansiedade com gelo? ›A tática consiste em aplicar um cubo de gelo sobre a pele, geralmente na palma da mão, e observar e absorver sua reação, desviando o foco dos sintomas da crise. “Ao entrar em contato com a pele, o gelo ativa receptores neurológicos que podem levar ao relaxamento”, explica Nathalia.
O que posso fazer para diminuir a ansiedade? ›
- Aprenda a meditar. ...
- Pratique exercícios físicos. ...
- Treine sua respiração. ...
- Distraia-se quando preciso. ...
- Invista na socialização. ...
- Revise sua rotina. ...
- Controle seus pensamentos. ...
- Priorize seu sono.
Frutas cítricas
Laranja, morango e kiwi, entre outras, são ricas em ácido fólico, potássio e vitamina C, nutrientes que atuam sobre o sistema nervoso, combatendo o stress e o cansaço. Segundo os especialistas, as frutas cítricas também ajudam a diminuir a irritabilidade.
A vitamina C e os flavonoides são antioxidantes que reduzem o estresse e a ansiedade, ajudando no controle da produção hormonal. Seus principais alimentos são frutas cítricas, como laranja, abacaxi e tangerina, chocolate e vegetais frescos.
O que comer para tirar a ansiedade? ›- Chocolate meio amargo. O alívio mental quase instantâneo causado pela ingestão de um pedaço de chocolate tem uma razão por trás: a presença de triptofano, aminoácido que diminui a secreção de cortisol, o hormônio do estresse. ...
- Peixes. ...
- Abacate. ...
- Folhas escuras. ...
- Frutas cítricas. ...
- Cúrcuma. ...
- Grãos integrais. ...
- Iogurte natural.
“Os transtornos de ansiedade não têm cura. O prognóstico é bastante variável. Há pacientes que fazem tratamento por um tempo e não voltam a ter o quadro novamente, há pacientes que têm vários episódios na vida e há pessoas que precisam fazer uso contínuo de medicamentos.
Como eu sei que eu tenho ansiedade? ›Irritabilidade e mudanças de humor repentinas
Quando alguém pergunta como saber se você tem ansiedade, este é um sinal característico. A pessoa se sente irritada ou tem alterações de humor sem uma explicação aparente, geralmente quando está em situações de muita pressão ou estresse.
Sim, é normal ter recaída, podem ser ativadas por uma situação muito estressante ou repetição de padrões de comportamentos. A TCC ( Terapia Cognitivo Comportamental) trabalha com prevenção de recaídas para um tratamento mais efetivo, ensinado o paciente a lidar com situações que possam desencadear uma crise.
Como é uma crise de ansiedade forte? ›O que é um ataque de ansiedade
Um ataque de ansiedade ou crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação.
Estudo mostra que ansiosos têm 33% mais chance de ter um acidente vascular cerebral. Pela primeira vez, um estudo científico provou que a ansiedade crônica é suficiente para aumentar o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
Quando ir no médico por ansiedade? ›...
É necessário procurar um médico e relatar o caso, pois só ele poderá analisar adequadamente.
- Não conseguir dormir direito. ...
- Cansaço constante. ...
- Preocupação excessiva. ...
- Dificuldade para se concentrar.
Que tipo de remédio caseiro é bom para ansiedade? ›
- Kava-kava. ...
- Valeriana. ...
- Ashwagandha. ...
- Erva cidreira. ...
- Camomila. ...
- Lavanda.
"A luz está diminuindo, a produção de melatonina no corpo está aumentando e nosso corpo está nos dizendo para descansar", diz ela. “Mas, para alguém que tem ansiedade, é difícil deixar esse local de hiper-excitação. Então o corpo dele está lutando contra esse ritmo circadiano. ”
Qual o horário que a ansiedade ataca? ›Olá, algumas crises de ansiedade podem acontecer, por exemplo, em um determinado momento do dia como no final da tarde ou no período da noite e até mesmo logo que levantar da cama pela manhã.
O que fazer em momentos de crise emocional? ›- Entender que é normal não estar calmo. ...
- Fazer exercícios físicos. ...
- Evitar a sobrecarga de informação. ...
- Ficar em contato com família e amigos. ...
- Procurar manter uma rotina. ...
- Ter metas para o período. ...
- Pedir ajuda profissional.
A tática consiste em aplicar um cubo de gelo sobre a pele, geralmente na palma da mão, e observar e absorver sua reação, desviando o foco dos sintomas da crise. “Ao entrar em contato com a pele, o gelo ativa receptores neurológicos que podem levar ao relaxamento”, explica Nathalia.
Como ficar bem depois de uma crise? ›“É importante prestar atenção à respiração durante a crise porque ela realmente pode ajudar a acalmar”, explica o psiquiatra Gustavo Cahú. Evitar ter pensamentos negativos e ficar focado na crise também é essencial. É a chamada distração cognitiva.
O que é um surto emocional? ›A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.
Quais são os sintomas de ansiedade? ›- Preocupação excessiva. Existe um limite entre a preocupação natural e um quadro de ansiedade. ( ...
- Insônia. ...
- Medo irracional. ...
- Tensão muscular. ...
- Problemas digestivos. ...
- Medo de eventos sociais. ...
- Sensação de constrangimento. ...
- Crises de pânico.
- Agomelatina.
- Benzodiazepina.
- Bupropiona.
- Buspirona.
- Citalopram.
- Duloxetina.
- Escitalopram.
- Fluoxetina.
Oração para acalmar a ansiedade
Cure, Senhor, onde este mal se instalou, arranque pela raiz esse problema, cure as lembranças, marcas negativas. Senhor Deus, que a alegria transborde profundamente em meu ser. Com teu poder e em nome de Jesus, refaça minha história, meu passado e meu presente.
Quem tem crise de ansiedade pode tomar paracetamol? ›
“Não planejamos estudos para testar se o paracetamol seria uma boa medicação para a ansiedade. É certamente possível, embora, até onde sei, ninguém testou paracetamol para tratar distúrbios emocionais.
Como lidar com a ansiedade segundo a Bíblia? ›Jesus Cristo apresenta uma alternativa para vencer a ansiedade: “buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas” (v. 33). Este é um ato de fé: buscar o Seu reino e Sua justiça, e crer que as demais coisas serão acrescentadas.
Que tipo de remédio caseiro é bom para ansiedade? ›- Kava-kava. ...
- Valeriana. ...
- Ashwagandha. ...
- Erva cidreira. ...
- Camomila. ...
- Lavanda.
De acordo com Silva (2020), Freud dividiu a ansiedade em três categoria: Realista, Moral e Neurótica.