Maneiras eficazes de cuidar de um cachorro com diarreia! (2022)

Ter um cachorro com diarreia sem dúvidas acende um sinal de alerta nos tutores, mas, antes de qualquer julgamento precipitado, é necessário avaliar toda situação.

Cachorro com diarreia é um dos temas, relacionados a animais, mais pesquisado nos mecanismos de busca, e isso se deve a dois motivos: o quão comum é esse quadro clínico e também preocupante, quase que na mesma proporção. No entanto, antes de qualquer conclusão, é necessário avaliar a situação e os motivos que levaram o animal aquele estado.

Os cachorros são muito curiosos, e eles utilizam a boca para praticamente tudo, desde pegar algo, até coçar, comer ou simplesmente mastigar. Logo, o quadro de um cachorro com diarreia e vômito é mais comum do que muitos imaginam, isso torna parte do processo de avaliação, uma investigação sobre o que o cachorro comeu, ou simplesmente levou a boca recentemente.

Existem uma série de fatores que podem ocasionar esse quadro, normalmente com o diagnóstico de intoxicação alimentar, algo que pode ser algo simples, severa ou até mesmo mortal.

Confira algumas das principais dúvidas relacionadas a diarreia canina e as suas respectivas respostas abaixo:

Cachorro com diarreia: qual a primeira coisa a se fazer?

Maneiras eficazes de cuidar de um cachorro com diarreia! (1)

A princípio, um cachorro com diarreia não é um dos quadros mais incomuns, ele é de fácil percepção e analise, leva a uma intoxicação alimentar leve na grande maioria dos casos. Para chegar a essa conclusão, observe se o pet comeu, roeu, ou levou a boca algo inapropriado, ou que ele não esteja habituado.

Em alguns casos, o simples fato de pegar um alimento que tenha ficado no chão, ou alguma atividade considerada estressante ao animal, pode gerar o quadro de diarreia. Logo, uma boa observação e um exercício de relembrar se algo considerado diferente fez parte da dieta e rotina recente do animal, fornece os dados necessários para uma avaliação primária.

Para avaliar o quadro geral do animal, caso as fezes apresentem algo mais preocupante, como a presença de sangue, mucosa, cores escuras e cheiro fétido, procure imediatamente o veterinário.

O profissional também deve ser consultado caso o quadro de desarranjo, que a princípio parece simples, persistir por mais de 24 horas. Para uma recuperação mais rápida, forneça ao pet uma fonte de água limpa sempre à disposição, mantenha a dieta mais leve e sem a presença de petisco ou alimentos humanos.

(Video) O que fazer quando o cão está com diarréia

Qual remédio dar para um cachorro com diarreia?

Ao menos que o veterinário recomende algum remédio específico para o paciente em questão, não se deve dar nenhuma medicação a um cachorro com diarreia. Isso porque, caso não exista um diagnóstico preciso, o fato do cachorro não eliminar as fezes, pode agravar o problema, gerar complicações e também dificuldade para uma avaliação mais assertiva.

Quanto tempo dura a diarreia de um cachorro?

Um cachorro com diarreia, nos casos mais simples, ocasionada por estresse ou uma intoxicação alimentar leve, costuma ter uma recuperação considerada rápida, em até 24 horas. Passado esse período, um veterinário deve ser consultado para uma melhor avaliação do quadro.

Vale salientar que, caso o animal apresente condições atípicas, associadas a diarreia, como a presença de sangue, mucosa, cores escuras e cheiro fétido, procure o veterinário imediatamente, antes mesmo do período de 24 horas.

Como fazer um soro caseiro para cachorros?

O soro caseiro pode ser uma boa solução para os casos de cachorro com diarreia, ele garante que o animal esteja hidratado. Veja como preparar a receita de soro caseiro canino:

  1. Ferva um litro de água mineral natural;
  2. Coloque a água, ainda quente, em um recipiente adequado que não seja plástico;
  3. Adicione 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio, e suco de meio limão;
  4. Após a receita esfriar, sirva ao cachorro no lugar da água.

Vale lembrar que o soro caseiro combate apenas a desidratação, e não a diarreia. A recomendação do soro deve ser feita pelo veterinário, já que boa parte dos cachorros preferem beber água, e acabam consumindo menos líquido com a receita, tornando a hidratação menos eficiente do que água limpa e fresca.

Maneiras eficazes de cuidar de um cachorro com diarreia! (2)

Quais as principais causas desta doença?

Existem uma série de causas que podem ser associadas ao quadro de diarreia canina, a maioria identificada a partir de uma análise simples das fezes, baseando-se da seguinte forma:

  • Cachorro com diarreia preta – Presença de sangue nas fezes, normalmente por perfuração ou feridas na primeira parte do intestino;
  • Cachorro com diarreia avermelhada – Presença de sangue nas fezes, normalmente por perfuração ou feridas na parte final do intestino;
  • Cachorro com diarreia aguada – Intoxicação severa ou quadro de doenças associadas como viroses, infecções ou a presença de parasitas;
  • Cachorro com diarreia e vermes – Presença de parasitas como giárdia, coccidiose, lombriga, dentre outros.

Ainda existem uma série de razões que podem causar diarreia. Depois que um veterinário venha a descartar as principais causas, talvez seja necessário a realização de exames laboratoriais para avaliar o quadro do paciente.

Como evitar a diarreia em cachorro?

Evidente que, antes de realizar uma pesquisa sobre o que dar a cachorro com diarreia, o ideal seria uma busca sobre como evitar o quadro em pet, que normalmente levam a cuidados básicos como:

  • Manter a vacinação e vermifugação em dia;
  • Realizar visitas periódicas ao veterinário;
  • Garantir uma dieta adequada e balanceada;
  • Evitar situações consideradas muito estressantes;
  • Propiciar um ambiente seguro sem a presença de objetos inadequados que possam ser mastigados ou engolidos.
  • É necessário que o leitor saiba que, todas as informações contidas neste site têm como objetivo informar e educar. Não temos nenhuma intenção de substituir as orientações de um profissional médico veterinário.

Veja o vídeo:

Você pode gostar também de:

Você ainda não conhece os sintomas e formas de contagio da Leishmaniose em cachorro? Então leia este artigo agora mesmo e saiba como proteger você e seu pet dessa doença.

Você não sabia que existe a caspa em cachorro? Existe sim! E aqui você encontrar todos os segredos para ajudar seu amiguinho de quatro patas a se livrar desse incômodo.

Você ainda não conseguiu encontrar uma forma de como dar banho em cachorro sem que ele fique assustado? Então leia todas as nossas incríveis dicas e nunca mais terá problemas.

Você está procurando por tratamentos de bicheira em cachorro? Pois encontrou o lugar certo, além de aprender o melhor tratamento você conhecerá o segredo mais simples para evitar essa doença.

Você sabia que o carrapato em cachorro pode ser fatal para seu amiguinho de quatro patas? Isso mesmo! Então aprenda agora mesmo várias dicas de como acabar com esse problema.

(Video) COMO TRATAR FEZES MOLES E EVITAR DIARRÉIAS GRAVES EM CÃES E GATOS

Para que você faça uma boa tosa em seu bichinho Lhasa Apso é necessário seguir três dicas fundamentais para que dono e animal fiquem felizes para sempre: até que os pelos cresçam de novo.

Você sabe tudo sobre a tosa de poodle? Não? Não tem problema! Nesse artigo vamos falar sobre os benefícios da tosa e porque tosar poodle é tão importante.

Você sabia que a tosa de um shih tzu vai muito além do que dar beleza ao seu cãozinho? Conheça essa e muitas outras vantagens da tosa e saiba qual é a melhor para o seu pet.

Você sabe muito sobre máquina de tosa de cachorro? Não? Não se preocupe! Montamos um belo artigo para você saber de tudo sobre máquina de tosar cães e como adquirir e usar a sua.

Você sabia que existe escova de dente para cachorro e ainda pode escolher qual é o melhor modelo para o seu cãozinho? Confira isso e muito mais nesse artigo completo!

(Video) Como tratar Diarreia nos cães. Dicas veterinária

O cachorro chow chow é uma das raças mais procuradas, mas dá um pouco de trabalho. Por isso, acompanhe aqui os cuidados necessários com esse pet, bem como os seus principais comportamentos!

Escovar dente cachorro é muito importante para manter a saúde do bichinho sempre em dia. Assim, confira aqui as melhores dicas para deixar esse processo mais fácil para o seu pet!

A tosa higiênica é um processo muito importante para manter a saúde do seu bichinho. Por isso, confira aqui as melhores maneiras de realizá-la e qual a frequência necessária desse procedimento!

Está precisando saber mais sobre ração para cães idosos? Então, acompanhe esse artigo! Falaremos tudo sobre o tema e as melhores dicas para você introduzi-la na alimentação do seu bichinho!

Está receoso de passar pela fase cio de cachorro com o seu animal? Então, confira aqui tudo sobre o tema e como cuidar bem do seu pet nesse período tão importante!

(Video) S.O.S Quarentena !!! Como curar diarréia do seu pet em casa !!!

FAQs

Que que é bom para cortar diarreia do cachorro? ›

O recomendado é oferecer água fresca em pequenas quantidades. A hidratação deve ser frequente. Uma boa opção é oferecer água de coco ao seu pet, já que ela é rica em potássio e costuma agradar o paladar dos cãezinhos.

Que remédio caseiro é bom para diarreia de cachorro? ›

Peito de frango sem pele cozido somente na água e sem tempero é uma boa dica. Ofereça para o cão bem desfiado ou triturado, para não correr o risco de que ele engula pedaços muito grandes. O frango pode ser acompanhado de arroz branco (também sem tempero) ou de uma banana madura bem amassadinha.

Quanto tempo dura a diarreia de um cachorro? ›

A diarreia aguda normalmente dura menos de 48 horas, normalmente contem muco, sendo comum encontrar sangue neste tipo de diarreia. O animal normalmente perde o apetite e aumenta a frequência de defecação, assim como a sua urgência para defecar.

Que alimentação dar para cachorro com diarreia? ›

Regular o intestino após uma diarreia pode ser mais complexo do que o processo de como soltar o intestino do cachorro. Arroz branco cozido, abóbora, batata cozida, peixe na chapa ou cozido e peru e frango cozido sem pele são os alimentos que prendem o intestino do cachorro mais recomendados.

O que fazer para melhorar a flora intestinal do cachorro? ›

O equilíbrio da flora intestinal pode ser mantido por meio de uma alimentação rica em probióticos e prebióticos. Prebióticos e Probióticos para cães. Os prebióticos alimentam a microbiota (as colônias de bactérias) e garantem uma colonização equilibrada para evitar o desequilíbrio intestinal.

Qual fruta dar para cachorro com diarreia? ›

Melão - Uma das frutas que possui maior quantidade de água. Os pets podem comer melão em pequenos pedaços, sem a casca e sementes. Esta fruta possui vitaminas B6 e C, fibras e potássio. Goiaba - Fonte de vitaminas A, B e C e auxilia no bom funcionamento do intestino do cachorro, ajudando a combater a diarreia.

Pode dar ração para cachorro com diarreia? ›

O médico-veterinário pode recomendar também a troca da ração atual por uma específica para pets com problemas intestinais como, por exemplo, a Royal Canin Diet Gastro Intestinal, a Vet Life para cães com distúrbios intestinais e a Total Equilíbrio para cachorros com problemas no trato intestinal.

Pode dar floratil para o cachorro? ›

Uma outra opção muito eficiente de probiótico que pode ser comprado em farmácias humanas é o Floratil. Para cães de até 10kg administre 1 flaconete de 100mg, duas vezes ao dia por 5 dias.

Quando a diarreia é preocupante? ›

"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.

Quando se preocupar com a diarreia do cachorro? ›

Cachorro com diarreia é comum e nem sempre é motivo de preocupação. Mas, quando dura muitos dias e aparece associada a outros sintomas, a situação pode ser bem mais crítica. Vômito, fraqueza, cansaço, febre, letargia, desidratação e palidez na gengiva indicam a necessidade de uma visitinha ao veterinário.

Pode dar Dipirona para cachorro com diarreia? ›

Ao ouvir falar sobre o medicamento dipirona, é normal pensar no uso feito pelos humanos. Porém, ele também pode ser utilizado para tratar o pet, minimizando os momentos de desconforto. Então, sim, você pode dar dipirona para cachorro!

O que é bom para endurecer as fezes do cachorro? ›

Depois de um dia sem comer, comece a administrá-lo uma alimentação insossa, como frango cozido com arroz branco (um terço de frango, dois terços de arroz), por dois ou três dias até que as fezes fiquem firmes. Veja como preparar arroz com frango para o seu cão.

Pode dar fígado para cachorro com diarreia? ›

A resposta é sim! Cachorro pode comer fígado de galinha.

Pode dar Yakult para cachorro com diarreia? ›

Sim, cachorro pode tomar Yakult. Os lactobacilos vivos, como dito nas propagandas, trabalham para a regulação do intestino e fortalecimento do sistema imunológico dos pets, assim como dos seres humanos. A bebida é à base de leite desnatado e fermentado.

Como fazer soro caseiro para o meu cachorro? ›

Basta usar alguns alimentos que já fazem parte da sua despensa - como o açúcar e o sal - e oferecer de forma diluída ao cachorro. Você vai precisar de: 1 litro de água filtrada, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal refinado, 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio e 1/2 limão.

Pode dar água com Maizena para cachorro? ›

Isso porque o organismo dos peludos é muito diferente do nosso. Então, ingredientes comuns para nós podem causar intoxicação. Assim, fica o alerta: mingau de maizena não deve ser oferecido como comida para cachorro!

Como saber se a diarreia é infecciosa? ›

A diarreia infecciosa está frequentemente associada a sintomas como náuseas, vômitos, cólicas, sensação de estufamento, gases e febre. Além disso, podem aparecer sangue, muco e pus nas fezes.

Qual o melhor probiótico para diarreia? ›

Probiótico para diarreia – Lactobacillus rhamnosus GG (LGG)

Está entre as cepas mais comumente suplementadas. A pesquisa mostra que o LGG é um dos probióticos mais eficazes no tratamento da diarreia em adultos e crianças (6, 16).

Qual o melhor antibiótico para diarreia? ›

Ciprofloxacino: 500 mg de 12/12h, via oral, por 3 dias. Orientar o paciente ou acompanhante para administrar líquidos e manter a alimentação habitual, caso o tratamento seja realizado no domicílio.

Qual antibiótico dar para cachorro com diarreia? ›

Em animais que estejam em estado grave e nos quais necessitemos de um efeito rápido, pode ser utilizada a combinação de enrofloxacina e metronidazol.

Pode dar ovo cozido para cachorro com diarreia? ›

Nos cachorros, ela pode causar alguns problemas gastrointestinais, que incluem diarreia forte, flatulência, gases e vômitos. Portanto, a ideia é cozinhar bem o ovo para eliminar todas as bactérias e impedir a contaminação por Salmonella.

Como fazer água de arroz para dar para o cachorro com diarreia? ›

Lave arroz cru (use um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido ao cão várias vezes ao dia. Intercale o remedinho com chá de erva-doce.

Quais frutas prendem o intestino do cachorro? ›

A maça e pera devem ser dadas a eles sem o talo, pois nele há uma substância prejudicial ao intestino do cão. A goiaba, o figo, ameixa e caqui podem ser oferecidas sem restrições. As frutas cítricas como laranja e mexerica fazem mal ao estômago do bichinho e elas também podem soltar o intestino como no caso do mamão.

O que não se pode comer quando está com diarreia? ›

Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista. Se existem alimentos que ajudam a melhorar os episódios de diarreia, também existem os que devem ser evitados. Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces.

Pode dar Imosec para o cachorro? ›

Olá Milene. Não medique seu animal sem orientação veterinária, pode piorar o quadro dele. Ele precisa ser examinado para o correto diagnóstico e tratamento.

Pode dar Probiotico para cachorro com diarreia? ›

Os probióticos costumam ser indicados em casos de diarréia, prisão de ventre ou transtornos gastrointestinais.

Quanto tempo demora para o probiótico fazer efeito no cachorro? ›

Probiótico Vetnil deve ser aplicado diretamente na boca do animal. Fazer uso de forma continuada ou a critério do técnico responsável pelos animais. Usar Probiótico Vetnil Cães e Gatos pelo período de 4 dias antes de iniciar a utilização de suplementos, para melhor aproveitamento dos mesmos.

Qual antibiótico dar para cachorro com diarreia? ›

Em animais que estejam em estado grave e nos quais necessitemos de um efeito rápido, pode ser utilizada a combinação de enrofloxacina e metronidazol.

Qual o melhor antibiótico para diarreia? ›

Ciprofloxacino: 500 mg de 12/12h, via oral, por 3 dias. Orientar o paciente ou acompanhante para administrar líquidos e manter a alimentação habitual, caso o tratamento seja realizado no domicílio.

Qual fruta dar para cachorro com diarreia? ›

Melão - Uma das frutas que possui maior quantidade de água. Os pets podem comer melão em pequenos pedaços, sem a casca e sementes. Esta fruta possui vitaminas B6 e C, fibras e potássio. Goiaba - Fonte de vitaminas A, B e C e auxilia no bom funcionamento do intestino do cachorro, ajudando a combater a diarreia.

Qual o melhor remédio para infecção intestinal de cachorro? ›

  • Cefex Suspensão 60ml Cães Antibiótico Cães e Gatos. Indisponível.
  • Cefex 1000mg 10 drágeas Cepav Antibiótico Cães. Indisponível.
  • Cefex 500mg 10 drágeas Cepav Antibiótico Cães e Gatos. Indisponível.
  • Indisponível.
  • Gaviz V 10mg 50 comprimidos Agener Omeprazol Cães e Gatos. ...
  • Agemoxi CL 250mg 10 comprimidos Agener Antibiótico Cães.

Pode dar floratil para o cachorro? ›

Uma outra opção muito eficiente de probiótico que pode ser comprado em farmácias humanas é o Floratil. Para cães de até 10kg administre 1 flaconete de 100mg, duas vezes ao dia por 5 dias.

Pode dar banana para cachorro com diarreia? ›

Algumas pessoas pensam que a banana pode melhorar sintomas de distúrbios digestivos, como a diarreia. No entanto, as bananas não devem ser utilizadas como forma de ratamento para diarreia ou prisão de ventre. Deve analisar a ingestão de alimento do seu cão e ver como evolui a situação.

Quando a diarreia é preocupante? ›

"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.

Como saber se a diarreia é infecciosa? ›

A diarreia infecciosa está frequentemente associada a sintomas como náuseas, vômitos, cólicas, sensação de estufamento, gases e febre. Além disso, podem aparecer sangue, muco e pus nas fezes.

Como cortar diarreia com vinagre? ›

Para usá-lo no combate à diarreia, basta misturar 2 colheres de chá do vinagre a 1 xícara de chá de água morna. Beba a solução várias vezes por dia. Caso esteja tomando a solução de vinagre e probióticos, consuma cada um em horários diferentes.

Pode dar fígado para cachorro com diarreia? ›

A resposta é sim! Cachorro pode comer fígado de galinha.

Pode dar ovo cozido para cachorro com diarreia? ›

Nos cachorros, ela pode causar alguns problemas gastrointestinais, que incluem diarreia forte, flatulência, gases e vômitos. Portanto, a ideia é cozinhar bem o ovo para eliminar todas as bactérias e impedir a contaminação por Salmonella.

Pode dar Maizena para cachorro com diarreia? ›

Isso porque o organismo dos peludos é muito diferente do nosso. Então, ingredientes comuns para nós podem causar intoxicação. Assim, fica o alerta: mingau de maizena não deve ser oferecido como comida para cachorro!

Como fazer soro caseiro para o meu cachorro? ›

Basta usar alguns alimentos que já fazem parte da sua despensa - como o açúcar e o sal - e oferecer de forma diluída ao cachorro. Você vai precisar de: 1 litro de água filtrada, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal refinado, 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio e 1/2 limão.

Qual o remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue? ›

Remédio caseiro para diarreia de cachorro com áloe vera (Babosa) A Aloe vera é muito conhecida pelas suas propriedades curativas e cicatrizantes. No entanto, ela também é muito boa para acalmar o trato gastrointestinal e aliviar sintomas como a diarreia com sangue em cachorro.

Qual remédio caseiro para infecção de cachorro? ›

Lave arroz cru (use um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido ao cão várias vezes ao dia. Intercale o remedinho com chá de erva-doce. A aveia é um ótimo remédio natural, mas deve ser usada com parcimônia.

Videos

1. Cuidados com cães idosos
(Alexandre Rossi Dr. Pet)
2. PROBIÓTICO Vetnil - excelente para AJUDA COMBATER a diarreia do seu cão!
(ENSINADOG - por Rovian Ramos)
3. 12 Coisas Perigosas Que Você Faz Com o Seu Cachorro Sem Nem Se Dar Conta
(INCRÍVEL)
4. Cuidados Básicos Glândula anal em pets
(Ana Maria Steffen de Lima)
5. Acaba com DIARREIA na HORA, Rapidinho #Remédio Caseiro 💖 MARILENE SARAH FIALHO
(Marilene Sarah Fialho)
6. PARVOVIROSE...cure seu cãozinho
(Robson Goncalves)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Golda Nolan II

Last Updated: 01/13/2023

Views: 5915

Rating: 4.8 / 5 (58 voted)

Reviews: 89% of readers found this page helpful

Author information

Name: Golda Nolan II

Birthday: 1998-05-14

Address: Suite 369 9754 Roberts Pines, West Benitaburgh, NM 69180-7958

Phone: +522993866487

Job: Sales Executive

Hobby: Worldbuilding, Shopping, Quilting, Cooking, Homebrewing, Leather crafting, Pet

Introduction: My name is Golda Nolan II, I am a thoughtful, clever, cute, jolly, brave, powerful, splendid person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.