O que acontece quando morremos? — BIBLIOTECA ONLINE da Torre de Vigia (2022)

1-3. (a) Que perguntas fazem as pessoas sobre a morte? (b)Como é que as religiões respondem a essas perguntas?

A BÍBLIA promete que no futuro “não haverá mais morte”. (Apocalipse 21:4) No capítulo5, aprendemos que Jesus morreu para termos a oportunidade de viver para sempre. Mas as pessoas ainda continuam a morrer. (Eclesiastes 9:5) Portanto, uma das perguntas mais importantes que fazemos é: ‘O que acontece quando morremos?’

2 Ficamos ainda mais interessados em saber essa resposta quando uma pessoa que amamos morre. Talvez nos perguntemos: ‘Onde é que ela está? Será que me pode ver ou ajudar? Será que algum dia nos vamos voltar a ver?’

3 As religiões dão respostas diferentes a essas perguntas. Algumas ensinam que os bons vão para o céu e os maus vão arder no inferno. Outras dizem que, quando a pessoa morre, torna-se um espírito e vai viver com os seus familiares que já morreram. E ainda outras religiões ensinam que a pessoa morre e depois reencarna, ou seja, volta a viver com outro corpo, às vezes até como um animal.

4. O que ensinam muitas religiões sobre a morte?

4 As religiões ensinam coisas diferentes sobre a morte. Mas quase todas têm uma coisa em comum. O que é? Ensinam que só o corpo da pessoa é que morre. Mas a pessoa continua a viver. Será que isso é verdade?

O QUE ACONTECE QUANDO MORREMOS?

5, 6. O que acontece quando morremos?

5 Jeová sabe o que acontece quando morremos. Ele diz que a vida acaba quando a pessoa morre. A morte é o contrário da vida. Então, quando alguém morre, os seus sentimentos e lembranças não continuam a existir em nenhum lugar.a Quando morremos, não conseguimos ver, ouvir ou pensar.

6 O rei Salomão escreveu que “os mortos não sabem absolutamente nada”. Quem morre não ama nem odeia. “Não há trabalho, nem planeamento, nem conhecimento, nem sabedoria na Sepultura.” (Leia Eclesiastes 9:5, 6, 10.) Além disso, no Salmo 146:4, a Bíblia diz que, quando alguém morre, “acabam-se os seus pensamentos”.

O QUE DISSE JESUS SOBRE A MORTE?

7. Jesus comparou a morte com o quê?

7 Quando um amigo querido de Jesus morreu, Jesus disse aos discípulos: “O nosso amigo Lázaro adormeceu”. Mas Lázaro não estava a dormir. Então, o que quis Jesus dizer? Ele explicou logo a seguir: “Lázaro morreu.” (João 11:11-14) Jesus comparou a morte com o sono. Ele não disse que Lázaro estava no céu ou com os parentes mortos. Jesus também não disse que Lázaro estava a sofrer no inferno ou que iria nascer de novo noutro corpo. Na verdade, era como se Lázaro estivesse num sono profundo. Outros textos da Bíblia também comparam a morte com o sono. A Bíblia diz que, quando mataram Estêvão, ele “adormeceu na morte”. (Atos 7:60) E o apóstolo Paulo escreveu que alguns cristãos tinham “adormecido na morte”. —1 Coríntios 15:6.

8. O que mostra que Deus não nos criou para morrermos?

8 Será que Deus criou Adão e Eva para viverem por um pouco e depois morrerem? Não! Jeová criou Adão e Eva para viverem para sempre. Eles tinham saúde perfeita. E Jeová criou os humanos com o desejo de viverem para sempre. (Eclesiastes 3:11) Isso mostra que Deus não nos criou para morrermos. Nenhum pai gosta de ver os seus filhos envelhecer e morrer. Jeová é o nosso Pai e também não gosta de ver as pessoas morrerem. Então, porque morremos?

PORQUE MORREMOS?

9. Porque não era difícil obedecer à ordem que Jeová deu a Adão e Eva?

9 No jardim do Éden, Jeová disse a Adão: “De todas as árvores do jardim, podes comer à vontade. Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não comas dela, porque, no dia em que comeres dela, certamente morrerás”. (Génesis 2:9, 16, 17) Não era difícil obedecer a essa ordem. Porquê? Porque era uma ordem clara e eles podiam comer outros frutos. E Jeová tinha o direito de dizer a Adão e Eva o que era bom e o que era mau. Se eles obedecessem, mostrariam respeito pela autoridade de Deus. Seria também um modo de agradecerem a Deus por tudo o que lhes tinha dado.

10, 11. (a) Como é que Satanás convenceu Adão e Eva a desobedecerem a Deus? (b)Porque é que não há desculpa para o que Adão e Eva fizeram?

10 Infelizmente, Adão e Eva escolheram desobedecer a Jeová. Satanás disse a Eva: “Foi realmente isso que Deus disse, que não devem comer de todas as árvores do jardim?” Eva respondeu: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim. Mas, sobre o fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: ‘Não comam dele, não, nem lhe toquem, senão morrerão’”. —Génesis 3:1-3.

11 Satanás disse então: “Certamente não morrerão. Pois Deus sabe que, no mesmo dia em que o comerem, os vossos olhos irão abrir-se e vocês serão como Deus, sabendo o que é bom e o que é mau.” (Génesis 3:4-6) Satanás queria que Eva achasse que poderia decidir sozinha o que era bom e o que era mau. Ele também mentiu sobre o que lhe aconteceria se ela desobedecesse a Deus. Satanás disse que Eva não morreria se comesse o fruto. Então, ela comeu e ofereceu o fruto a Adão, que também comeu. Não há desculpa para o que eles fizeram! Porquê? Eles sabiam que Jeová tinha dito para não comerem aquele fruto. Mesmo assim, eles escolheram desobedecer. Quando comeram o fruto, mostraram que não respeitavam o seu amoroso Pai, Jeová.

12. Porque é que a desobediência de Adão e Eva deixou Jeová tão triste?

12 Jeová ficou muito triste com a desobediência de Adão e Eva. Foi uma grande falta de respeito pelo Criador deles. Imagine que é pai e que se esforça muito para criar um filho e uma filha. Mas, com o tempo, eles deixam de o querer ouvir e fazem exatamente o contrário do que lhes pediu. Como se sentiria? Não ficaria magoado?

O que acontece quando morremos? — BIBLIOTECA ONLINE da Torre de Vigia (2)

13. O que quis Jeová dizer com as palavras “ao pó voltarás”?

13 Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, eles perderam a oportunidade de viver para sempre. Jeová disse a Adão: “Tu és pó e ao pó voltarás.” (Leia Génesis 3:19.) Isso quer dizer que Adão voltaria a ser pó, como se nunca tivesse sido criado. (Génesis 2:7) Adão morreu e deixou de existir porque pecou.

14. Porque morremos?

14 Adão e Eva ainda hoje estariam vivos se tivessem obedecido. Mas eles pecaram quando desobedeceram a Deus e, por fim, morreram. Todos nós nascemos com o pecado porque o pecado é como uma doença grave que passa de pais para filhos. É por isso que nós morremos. (Romanos 5:12) Mas não era isso o que Deus queria. Deus não nos criou para morrer. A Bíblia chama “inimigo” à morte. —1 Coríntios 15:26.

LIBERTE-SE DAS MENTIRAS SOBRE A MORTE

15. Porque é bom saber a verdade sobre a morte?

15 Muitas religiões dizem que os mortos continuam a viver noutro lugar e que é possível fazer-lhes algum bem. Às vezes, um familiar paga a um pastor ou a um padre para orar pelo morto. Mas a Bíblia diz que não podemos falar com os mortos, nem ajudá-los. Eles não sentem dor nem tristeza. Não podem falar e não nos podem fazer nada, nem bem nem mal. Por isso, não precisamos de ter medo dos mortos. Émuito bom saber a verdade sobre a morte. Porquê? Porque não somos enganados por mentiras e ficamos livres de muitas ideias erradas.

16. O que é que Satanás quer que as pessoas pensem sobre os mortos?

16 Satanás quer que as pessoas pensem que os mortos continuam vivos. Ele usa as religiões falsas para ensinar mentiras sobre a morte. Por exemplo, algumas religiões dizem que só o corpo morre, mas a pessoa continua a viver noutro lugar. E a sua religião? Também ensina isso ou ensina o que a Bíblia diz? Satanás usa essas mentiras para afastar as pessoas de Jeová.

17. Porque é que o ensino do inferno ofende a Jeová?

17 Às vezes, as religiões ensinam coisas que são totalmente o contrário do que a Bíblia diz. Por exemplo, algumas religiões ensinam que os maus vão arder para sempre no inferno. Essa mentira ofende a Jeová. Ele nunca faria ninguém sofrer dessa maneira! (Leia 1 João 4:8.) O que pensaria de alguém que castiga uma criança por lhe queimar a mão no lume? Sem dúvida, acharia isso uma maldade muito grande. E nunca seria amigo de alguém assim. Mas Satanás quer que as pessoas pensem que Jeová faz isso.

18. Porque não precisamos de ter medo dos mortos?

18 Algumas religiões ensinam que os mortos são espíritos muito poderosos que podem ser amigos ou inimigos. Isso deixa algumas pessoas com medo dos mortos, levando-as a tentar proteger-se deles. Outras pessoas tentam agradar os mortos ou fazem-lhes orações a pedir ajuda. Mas nós devemos lembrar-nos de que os mortos não podem ver nem sentir nada. Por isso, não precisamos de ter medo deles. Antes, devemos pedir ajuda a Jeová e adorá-lo só a ele, por ser o nosso Criador. É o único Deus verdadeiro. —Apocalipse 4:11.

19. Saber o que acontece a quem morre ajuda-nos a entender o quê?

19 Como vimos, quando uma pessoa morre, deixa de existir. Isso liberta-nos de muitas mentiras religiosas. Saber que quem morre não continua a viver noutro lugar ajuda-nos a entender por que motivo Jeová fez a promessa de vida eterna num paraíso na Terra.

20. O que vamos ver no próximo capítulo?

20 Mas será que é possível alguém que morreu voltar a viver? Há muito tempo, um servo de Deus chamado Jó perguntou: “Quando um homem morre, pode ele voltar a viver?”. (Jó 14:14) No próximo capítulo, vamos ver o que Deus diz sobre isso. A resposta da Bíblia é emocionante!

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Rev. Leonie Wyman

Last Updated: 08/05/2022

Views: 6803

Rating: 4.9 / 5 (59 voted)

Reviews: 82% of readers found this page helpful

Author information

Name: Rev. Leonie Wyman

Birthday: 1993-07-01

Address: Suite 763 6272 Lang Bypass, New Xochitlport, VT 72704-3308

Phone: +22014484519944

Job: Banking Officer

Hobby: Sailing, Gaming, Basketball, Calligraphy, Mycology, Astronomy, Juggling

Introduction: My name is Rev. Leonie Wyman, I am a colorful, tasty, splendid, fair, witty, gorgeous, splendid person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.