Por que um bebê não dorme a noite inteira? – Maternidade Sem Neura (2022)

Quando nasce um filho, literalmente sonhamos com o momento em que ele não acordará mais à noite. Todo mundo tem algum conhecido que se vangloriará pelo fato do seu bebê, desde os primeiros meses, já dormir horas ininterruptas. Aí, olhamos para nós mesmas e para os nossos filhos: uma mãe exausta, precisando de descanso e ainda se questionando se está fazendo algo de errado para o bebê não ter essa disciplina.
Então, vamos lá! Essa conhecida que tem o bebê que dorme à noite é a EXCEÇÃO. Ela não é a REGRA. Esse padrão de passar o dia inteiro acordado e dormir ininterruptamente à noite é característico do adulto. Nós aprendemos a ser assim porque, normalmente, temos nossas atividades durante o dia e comemos também nesses períodos para, então, descansar. Para um bebê, que nasceu há poucas semanas ou meses, isso não se faz necessário. Ele dorme tanto de dia como de noite. E ele sente fome em ambos os momentos. Aliás, nos primeiros meses de vida, para um bebê amamentado, é muito positivo que o bebê acorde durante a madrugada, pois é nesse momento em que temos o pico da prolactina, o hormônio responsável pela produção do leite materno. Assim, amamentar durante a madrugada é um grande apoio para termos leite durante o dia!

Por que um bebê não dorme a noite inteira? – Maternidade Sem Neura (1)

(Video) BEBÊ NÃO DORME À NOITE (Nem de Dia? Por quê?) - Como Fazer Seu Bebê Dormir a Noite Toda

Também é importante observar se esse bebê que dorme bastante não está usando chupetas. Mas qual o problema disso? São muitos problemas, principalmente para quem quer continuar amamentando. Um bebê tem uma necessidade enorme de sugar e isso, naturalmente, pode ser satisfeito pela amamentação. Esse é um dos motivos que faz o bebê acordar, além da fome. Quando oferecemos a chupeta no lugar do peito, estamos diminuindo o número de mamadas do bebê. Aí, se meu bebê mama menos, eu produzo menos leite e a chance de ser assombrada pelo “leite insuficiente” só aumenta. Além disso, se meu bebê está fazendo uma sucção não-nutritiva (que é assim que chamamos a sucção da chupeta, por exemplo), ele está aumentando o intervalo entre as mamadas e, consequentemente, receberá mesmo energia (calorias) e nutrientes, que são tão importantes nessa fase da vida, podendo levar o bebê a um ganho de peso inadequado. Para começarmos a achar que nosso leite é fraco (que é um mito), não precisa muito mais do que isso. Para terminar, o bebê que usa chupeta corre o risco de ter uma confusão de bicos, ou seja, para ele sugar a chupeta, é necessário um movimento diferente daquele necessário para mamar. Com isso, as mamadas podem não ser tão eficientes (ele não consegue tirar leite na quantidade ideal, afetando seu peso), ele pode machucar o peito por causa de uma pega errada ou pode, também, rejeitar o peito. Então, que fique claro que usar o artifício da chupeta para auxiliar no sono pode trazer consequências bastante indesejáveis.

Outro ponto que precisamos ter clareza é que os primeiros dois anos de vida de qualquer ser humano é de intenso desenvolvimento físico (o bebê dobra o seu tamanho e triplica o seu peso em 12 meses e completa toda sua dentição em 2 anos), motor (o bebê aprende a andar, formula frases, dança, pula e, às vezes, deixa de depender das fraldas nesse período) e emocional (quando nasce, ele sequer sabe que ele e mãe são seres separados e não tem a menor percepção do que há ao seu redor, enquanto que, quando maior, ele está altamente socializado e já até começa a aceitar frustrações). O que quero dizer é que, nesses dois anos, o bebê passa por diversos saltos de desenvolvimento, picos de crescimento, pela angústia da separação, por nascimento dos dentes, troca de cuidadores principais… Tudo isso, pode interferir no sono, deixando o bebê mais agitado e demandando de maior atenção, especialmente a da mãe.

(Video) Meu bebê não dorme à noite! [Manual do Recém-Nascido]

Então, retomando ao início do texto, é muito frequente um bebê até o 6o mês acordar diversas vezes. Pode haver uma melhora após esse período, mas ainda é muito comum que o bebê continue acordando até o primeiro aniversário. Daí, há uma tendência para a situação ficar mais tranquila, mas, ainda assim, muitos bebês permanecem acordando até o segundo ano de vida. E está tudo normal com eles! Não significa que tenham problemas neurológicos psicológicos (como já ouvi pessoas questionarem). Da mesma forma como nós, adultos, somos diferentes uns dos outros, os bebês também são. Eu, por exemplo, tenho um sono super pesado, gosto de dormir cedo e acordar cedo também, enquanto meu marido dorme tarde, tem sono leve e se contenta com menos horas de sono. E não é porque somos diferentes que um está errado. É por que temos que padronizar os bebês?

Existe uma resposta para isso: porque sempre do lado de um bebê que não durma ininterruptamente de madrugada, existe um adulto (frequentemente, uma mãe) exausto. Para muitos de nós, é bastante sofrido ter uma má qualidade de sono é esse cansaço materno não pode ser esquecido porque isso pode refletir no próprio cuidado que essa mãe terá com o seu filho. Então, como contornar? Compartilhar a exaustão costuma ajudar. Então, desde o início, é muito importante dividir esse momento entre os pais (mesmo que só um deles trabalhe fora de casa). Claro que só a mulher poderá amamentar, mas o pai pode ser aquele que coloca para arrotar, troca as fraldas e nina para pegar no sono. Pode parecer pouco, mas faz uma grande diferença para uma puérpera além de ajudar que o bebê seja mais receptivo à figura paterna quando ele estiver maior. Então, mesmo que perceba que o pai não tem tanta habilidade para acalmar o bebê, deixe que os dois se entendam! No futuro, todos agradecerão.

(Video) POR QUE O BEBÊ CHORA PARA DORMIR e 7 dicas para resolver

Outra estratégia (que foi a eleita aqui em casa) foi a cama compartilhada. Já escrevi sobre isso e recomendo a leitura porque o assunto é considerado um tabu, mas é nítido que muitos bebês dormem melhor quando estão acompanhados do que quando estão sozinhos. E a chance de você se cansar menos também aumenta! Vale a pena, pelo menos, pensar sobre o assunto.

E aqueles livros que ensinam a treinar os bebês a dormirem à noite toda? Funcionam? Nunca ousei tentar, mas muitas pessoas trazem relatos de bebês que passam a dormir mais. Porém, aqui no Maternidade Sem Neura, não apoiamos estratégias que provoquem o sofrimento do bebê, como deixá-lo chorando, mesmo que seja por alguns minutos. Impor de uma forma tão drástica um padrão de sono do adulto para um bebê não está de acordo com o que defendemos e apoiamos.

(Video) MEU BEBE NÃO DORME, o que fazer para o bebê dormir sozinho e no berço? Mãe exausta!

Para terminar, quero fazer alguns comentários sobre a rotina da família e como ela pode também interferir no sono do bebê sem que percebamos:

  • Olhe o ambiente familiar: uma casa muito movimentada, com pessoas que ficam acordadas até tarde e com muito estímulo durante o dia pode deixar o bebê excitado demais durante o dia e, quando chega o momento de descansar à noite, o bebê ainda está processando todos esses estímulos que recebeu!
  • Vá diminuindo o ritmo conforme anoitece: muitas vezes, por estamos fora de casa durante o dia, quando encontramos com o bebê, nos empolgamos com as brincadeiras! Brincadeiras muito agitadas à noite podem dificultar o sono. Por outro lado, histórias, músicas suaves e brincadeiras que não exijam tanto movimento ajudam a embalar o sono.
  • Fique com o seus filhos! Ainda para quem fica o dia inteiro afastado do bebê: quando chagamos em casa, temos dezenas de coisas para fazer. Comida, limpar casa, tomar banho, trabalhar mais um pouco… Muito disso é inevitável, mas seu bebê precisa de atenção de verdade. Então, tenha momentos exclusivos com ele com frequência. Às vezes, eles acordam à noite para “matar as saudades” dos pais, que ficam distantes durante o dia.
  • Como vai o seu humor? Não sei se já percebeu como os bebês captam os nossos sentimentos. Quando estamos estressados por algum motivo, é muito fácil que eles expressem esse estresse também. Então, para o bem do seu filho, mas para o seu bem também, busque alternativas para ter mais montões de prazer e de alegria! E bons sonhos!

FAQs

O que pode ser quando o bebê não dorme à noite? ›

Veja bem: o sono é um reflexo de tudo que acontece no dia do bebê, e tem relação até mesmo hormonal. Uma vez que a rotina seja interrompida, por exemplo, que o soninho da tarde aconteça em um horário diferente ou que o bebê acorde mais tarde, o sono da noite será prejudicado.

O que acontece quando o bebê está com dificuldade para dormir? ›

“Ambientes com bastante barulho, falta de rotina e uso de estratégias equivocadas são os fatores que mais atrapalham”, aponta a pediatra Regina Terse, do Departamento de Medicina do Sono da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). E o que não falta é tática duvidosa sendo repassada por aí.

O que fazer para o bebê não desperta de madrugada? ›

5 dicas para evitar que seu filho acorde de madrugada
  1. Crie uma rotina. Comece criando uma rotina relativamente rígida para dormir. ...
  2. Diferencie noite do dia. Seu filho precisa saber diferenciar o dia da noite. ...
  3. Deixe que ele pegue no sono sozinho. ...
  4. Dê uma naninha. ...
  5. Espere antes de agir.

Como destroçar o sono do bebê? ›

Mudança de hábito

Caso o seu filho durma muito durante o dia, pode ser necessário reduzir esse tempo de sono aos poucos. Tente acordá-lo meia hora mais cedo em cada soneca diurna. Para manter a criança acordada, é preciso estimulá-la com brincadeiras e atividades durante o dia.

O que fazer se o bebê acorda várias vezes à noite? ›

O que fazer quando o bebê acorda à noite várias vezes? Além de ajudar o bebê estabelecendo uma rotina para o momento de dormir, tentando deixá-lo em um mesmo local, os pais também devem checar se ele não está sofrendo com calor ou frio e também, ficar de olho para manter um horário fixo.

Porque o bebê acorda muitas vezes durante a noite? ›

Os primeiros meses do bebê são muito importantes para garantir que as crianças desenvolvam bons hábitos de sono à noite. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que bebês não sabem dormir sozinhos, por isso o bebê acorda chorando várias vezes à noite.

Quantas vezes e normal o bebê acorda durante a noite? ›

Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite. Já a partir dos seis meses, poderá dormir até 14 horas por noite. Quando começa a dormir a noite toda, o bebê precisa de duas ou três sonecas durante o dia. Esses momentos são bastante importantes tanto para ele, quanto para você.

Quanto tempo o bebê é considerado recém-nascido? ›

Um recém-nascido é todo bebê que acabou de nascer e vai até a idade de 28 dias. Esse período é um momento de aprendizado e de conhecer o novo membro da família. O recém-nascido é um ser que deve ter atenção especializada.

Quais os sinais que o bebê está satisfeito? ›

Estes são alguns dos sinais que observa quando o bebé fica satisfeito:
  1. Pára a sucção na mama ou biberão com frequência.
  2. Empurra a mama ou o biberão, expressando a sua saciedade;
  3. Ignora o biberão ou a mama;
  4. Abranda a mamada e pode até adormecer;
  5. Mantém as suas mãos relaxadas;
15 May 2019

Quando o bebê começa a regular o sono? ›

Aos três meses: criando hábitos

A partir dos três meses, os bebês começam a se adaptar e a ter períodos de sono – umas seis horas – mais prologandos pela noite. Você irá perceber porque nesta fase, o pequeno passa a ficar mais tempo acordado durante o dia.

Qual o peso normal de um bebê de 1 mês? ›

Recém-Nascido: 48 centímetros e 3,2 quilos. 1 mês: 52 centímetros e 4 quilos. 2 meses: 56 centímetros e 4,7 quilos. 3 meses: 59 centímetros e 5,5 quilos.

E normal recém-nascido ficar muito tempo acordado? ›

As horas de sono do bebê recém-nascido, no primeiro mês de vida, ocupam a maior parte do dia, pois o bebê dorme cerca de 14 a 17 horas por dia, no entanto, o bebê pode ficar acordado por até 1 ou 2 horas seguidas e acordar a cada 3 ou 4 horas, por exemplo, podendo isso acontecer durante a noite.

Porque o bebê sorri quando está dormindo? ›

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Pode sair à noite com bebê de 1 mês? ›

Não há um consenso quanto a partir de que semana é possível sair com o bebê - cada médico avaliará a condição de saúde do recém-nascido e da mãe - mas, em geral, a indicação é que isso seja feito a partir do segundo ou terceiro mês de vida.

Como fazer o bebê de 1 mês dormir no berço? ›

Indicamos aqui 6 passos que você pode seguir para ensinar o bebê a dormir sozinho:
  1. Respeitar a rotina do sono. ...
  2. Colocar o bebê no berço. ...
  3. Consolar se ele chorar, mas sem tirar do berço. ...
  4. Se afastar aos poucos. ...
  5. Mostrar segurança e firmeza. ...
  6. Ficar no quarto até ele dormir.

Quanto tempo depois que o bebê mama pode deitar? ›

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir.

Tem algum remédio para bebê dormir? ›

No mercado farmacêutico existem alguns calmantes ditos naturais ou fitoterápicos direcionados a auxiliar para um sono mais tranquilo do bebê. Todos com nomes convidativos como sonin, calmin, esse não autorizado pela Anvisa no Brasil, mas trazido por outras pessoas para a venda ilegal.

Qual chá é bom para o bebê dormir? ›

Algumas ervas, como camomila, valeriana (erva-dos-gatos) e erva-cidreira, além de servirem para chá, podem ser usadas para fazer um travesseiro de ervas e também serem incluídas no banho, para ajudar o bebê a relaxar e dormir melhor.

Quem está amamentando pode tomar açaí? ›

"O açaí está em primeiro lugar das frutas mais energéticas e que ajudam realmente a mãe ter uma boa nutrição porque ele é rico em ferro, ácido fólico, vitaminas, minerais, fibras e principalmente gorduras boas. Então não só o açaí deve ser introduzido na alimentação, como também castanhas.

O que e a hora da bruxa? ›

Apesar do nome um pouco diferente, a hora da bruxa se trata, entre outros fatores relacionados ao organismo de cada indivíduo, do acúmulo de irritação no final do dia. Durante a hora da bruxa, o bebê chora sem parar – e sem motivo aparente – para extravasar e aliviar o estresse e o cansaço acumulado durante o dia todo.

Como saber se o leite materno está sustentando o bebê? ›

Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.

Faz mal deixar o bebê chorando? ›

É difícil resistir ao choro de um bebê e não o confortar para parar o chororô. Mas um novo estudo descobriu que deixar que eles chorem sozinhos até pegar no sono não faz mal à saúde e nem gera traumas emocionais.

Porque o bebê resmunga quando mama? ›

Fome: Na grande maioria das vezes que os bebês resmungam na hora de mamar, é a fome. Geralmente, acontece devido a outro fator associado, como dor ou mamada incorreta. O bebê se irrita por não conseguir mamar e chora pela frustração e pela fome que não consegue saciar.

Quais são as crises do bebê? ›

Desde o nascimento até completar três anos, são pelos menos seis os possíveis momentos de "crise" – sendo dois deles os mais frequentes: a chamada angústia da separação, que costuma aparecer no oitavo mês, e a famosa fase terrible two, a "terrível" adolescência do bebê, que tem seu auge aos dois anos.

Porque o bebê fica agitado à noite? ›

Uma das coisas que podem deixar o bebê agitado à noite é um distúrbio chamado parassonia, atingindo quase 40% das crianças. Os pequenos que possuem essa condição costumam dormir mal e acordar chorando e confusos durante a madrugada. Eles podem, inclusive, ficar de pé ou sentados no berço.

Tem algum remédio para bebê dormir? ›

No mercado farmacêutico existem alguns calmantes ditos naturais ou fitoterápicos direcionados a auxiliar para um sono mais tranquilo do bebê. Todos com nomes convidativos como sonin, calmin, esse não autorizado pela Anvisa no Brasil, mas trazido por outras pessoas para a venda ilegal.

Como saber se o bebê está com dor? ›

Como vou saber se ele está com dor? Os bebês se comunicam por meio do comportamento e da expressão facial. Quando o bebê chora muito, movimenta braços e pernas, fica irritado sem motivo e com os olhos semicerrados, são indícios de que ele pode estar com dor.

Qual calmante posso dar para meu bebê? ›

Calmantes não são indicados para bebês menores de 1 ano de vida, mas a partir dessa idade, os remédios homeopáticos, conhecidos também como florais, podem ser recomendados para o bebê que seja muito agitado e que as técnicas não funcionam.

Qual o peso normal de um bebê de 1 mês? ›

Recém-Nascido: 48 centímetros e 3,2 quilos. 1 mês: 52 centímetros e 4 quilos. 2 meses: 56 centímetros e 4,7 quilos. 3 meses: 59 centímetros e 5,5 quilos.

Quantas vezes e normal o bebê acorda durante a noite? ›

Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite. Já a partir dos seis meses, poderá dormir até 14 horas por noite. Quando começa a dormir a noite toda, o bebê precisa de duas ou três sonecas durante o dia. Esses momentos são bastante importantes tanto para ele, quanto para você.

Porque o bebê luta contra o sono? ›

Mudança de ambiente. Se o local onde está a tentar adormecer o bebé mudou, ou não é o habitual, ele pode estranhar e ficar inseguro. Vai com certeza lutar contra o sono. Se não tiver alternativa, tente acalmar o bebé com a sua presença, embalando para que ele se volte a sentir seguro.

Pode dar chá para bebê de um mês? ›

O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.

O que a mãe pode tomar para o bebê dormir? ›

E para fechar a série queria dar uma dica que não tem em nenhum dos mil livros de sono no bebê que você já leu, nas noites insones…
...
Quais alimentos tem melatonina
  • Cerejas (as maiores fontes dentre as frutas!)
  • Banana.
  • Tomate.
  • Morango.
  • Mirtilos.
  • Linhaça.
  • Amêndoas.
  • Arroz.
16 Jun 2016

Pode dar soninho para recém nascido? ›

O Sonin contém uma substância chamada Maleato de Pimetixeno, que pode parecer algo inofensivo. Na realidade, não é. Trata-se de um antihistamínico, ou seja, um medicamento destinado ao tratamento de alergias. Não deve, dessa forma, ser administrado aos seus bebês, pois pode fazer mal para eles.

Faz mal deixar o bebê chorando? ›

É difícil resistir ao choro de um bebê e não o confortar para parar o chororô. Mas um novo estudo descobriu que deixar que eles chorem sozinhos até pegar no sono não faz mal à saúde e nem gera traumas emocionais.

Como saber se o bebê está com cólica ou gases? ›

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:
  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.
21 Mar 2022

Como saber se o leite materno está sustentando o bebê? ›

Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.

Pode dar Dramin para bebê dormir? ›

O produto não deve ser usado em recém-nascidos (até 30 dias de vida) ou em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Pela dose que apresenta, a forma comprimidos revestidos não deve ser administrada às crianças menores de 12 anos.

Qual o melhor chá para acalmar o bebê? ›

Erva-doce. A infusão das sementes de erva-doce acalma a excitação nervosa dos bebês. Por isso, é considerado o chá mais popular para acalmar os pequenos. Além de facilitar a digestão, ele ainda alivia flatulência e cólicas intestinais.

Qual é o remédio caseiro que é bom para dormir? ›

Remédios naturais para dormir
  • Valeriana. A raiz de valeriana tem uma ação tranquilizante, reduz a ansiedade e melhora a qualidade do sono. ...
  • Camomila. ...
  • Lavanda. ...
  • Passiflora. ...
  • Erva-cidreira. ...
  • Melatonina. ...
  • Anti-histamínicos. ...
  • Benzodiazepínicos.

Videos

1. COMO TIRAR O MAMÁ DA MADRUGADA E O BEBÊ DORMIR A NOITE TODA | Monica Romeiro
(Almanaque dos Pais)
2. Meu bebê não dorme, o que fazer? | Manual do Recém-Nascido
(Manual do Recém-Nascido)
3. Sono do bebê e amamentação - 3 coisas que você precisa saber!
(Neuro sem Neura)
4. BEBÊS QUE TROCAM O DIA PELA NOITE, COMO RESOLVER? | MACETES DE MÃE
(Macetes de Mãe)
5. Live #002 Meu bebê NÃO dorme! | Como fazê-lo dormir a noite toda?
(Dr Andre Laranjeira - Pediatra)
6. Como fazer o bebê dormir a noite toda?
(Manual do Recém-Nascido)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Zonia Mosciski DO

Last Updated: 09/05/2022

Views: 6658

Rating: 4 / 5 (51 voted)

Reviews: 82% of readers found this page helpful

Author information

Name: Zonia Mosciski DO

Birthday: 1996-05-16

Address: Suite 228 919 Deana Ford, Lake Meridithberg, NE 60017-4257

Phone: +2613987384138

Job: Chief Retail Officer

Hobby: Tai chi, Dowsing, Poi, Letterboxing, Watching movies, Video gaming, Singing

Introduction: My name is Zonia Mosciski DO, I am a enchanting, joyous, lovely, successful, hilarious, tender, outstanding person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.