Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (2022)

Saúde

Yoga não transforma não só a mente, mas também o corpo. Por isso, selecionamos 15 das posições de yoga capazes que alterar suas funções corporais

Por Emilly Krishna

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (1)

Primeiramente, o yoga é uma prática e uma técnica que proporciona inúmeros benefícios à mente e ao corpo. Por isso, selecionamos 15 posições de yoga mais fáceis e práticas, mas muito eficazes na transformação corporal. E o melhor de tudo é que podem ser praticadas no tapete da sua sala.

Basicamente, após anos, a ciência já começa a reconhecer todos os benefícios da técnica. Sobretudo, com relação à melhoria nasaúde das pessoas, tanto física, quanto mental e espiritual.

Além do mais, essa prática consegue lhe proporcionar mais flexibilidade no corpo, equilíbrio físico e mental,força muscular e mobilidade à coluna vertebral. Consequentemente, as posições de yoga conseguem melhorar sua saúde, diminuir suas dores de forma geral e também prevenir de algumas doenças.

Bem, agora que te mostramos que ela realmente é necessária para o organismo, vale a pena ressaltar também que ela só se tornará eficiente se for feita de forma regular. Por isso, sem preguiça e vamos cuidar mais da saúde.

Benefícios que o yoga pode trazer para o seu corpo:

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (2)

(Video) 15 Poses De Ioga Que Podem Mudar Seu Corpo

  • Melhora a flexibilidade
  • Constrói músculos fortes
  • Emagrece
  • Tonificar seus músculos e acelerar o metabolismo
  • Melhora a postura
  • Previne dores nas articulações
  • Protege a coluna
  • Melhora a saúde dos ossos
  • Melhora a corrente sanguínea
  • Drena a linfa e aumenta a imunidade
  • Eleva a frequência cardíaca
  • Abaixa sua pressão arterial
  • Regula as glândulas adrenais
  • Faz você mais feliz
  • Te ajuda a ser mais saudável
  • Diminui o açúcar no sangue
  • Yoga relaxa
  • Melhora o equilíbrio físico e mental
  • Controle do sistema nervoso
  • Maior qualidade do sono
  • Turbina seu sistema imunológico
  • Acalma sua mente
  • Melhora sua autoestima
  • Diminui as dores
  • Dá clareza as suas decisões

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (3)

Lembrando que esses benefícios são alguns dentre vários outros existentes ainda. Portanto, vale a pena conhecer mais sobre essa prática de exercícios.

Inclusive, para lhe ajudar, separamos algumas posições de yoga simples, que você consegue fazer em sua própria casa.

15 posições de yoga e seus benefícios

1. Cachorro olhando para baixo

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (4)

Normalmente, essa é uma das posições de yoga mais conhecidas e usuais. Até porque ela consegue alongar e fortalecer o seu corpo.

Basicamente, para conseguir essa posição, você deve apoiar suas quatro extremidades no chão. Ou seja, apoiar tanto as mãos quanto os pés.

Vale ressaltar que o mais indicado é não ficar na ponta dos pés, e sim com o calcanhar no chão, apesar de ser mais difícil. Consequentemente, isso aumenta a amplitude do alongamento.

Você deve manter ospulsos sob os ombros e os joelhos sob os quadris. Em seguida, você deve esticar suas pernas, pressionar os pés e as mãos no chão e empurrar os pés, para que o calcanhar alcance o chão. Caso você sinta dificuldade, pode dobrar um pouco os joelhos.

Dessa forma, é necessário que você fique nessa posição por aproximadamente 5 respirações.

2. Prancha

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (5)

Primeiramente, a pranchanão é só uma das posições de yoga mais famosas. Ela também está presente em várias áreas da educação física, como os exercícios funcionais. Ela é eficaz por tonificar e fortalecer os músculos do abdômen e também do corpo todo.

Basicamente, você consegue fazer a prancha de inúmeras formas. Por isso, você pode escolher a posição que se sinta mais confortável e que se adapte melhor. Até porque, o truque desse exercício está exatamente na forma como você consegue controlar sua respiração.

Sobretudo, para realizar essa posição você deve ficar com os ombros na direção dos cotovelos e suas costas retas. No entanto, se conseguir, é possível levantar suas pernas. Caso seja muito difícil, também é possível ficar de joelhos para ficar mais fácil.

Vale ressaltar que é importante você manter a linha retadesde o topo da cabeça até os pés ou quadris.

3. Prancha invertida

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (6)

A priori, como já lhe falamos, existem inúmeras formas de se fazer uma prancha. Dentre essas maneiras, vamos destacar a prancha invertida, a qual é bem usada como uma posições de yoga usuais. Uma vez que ela consegue alongar a parte superior do seu corpo. Além de fortalecer os seus braços, pernas e abdômen.

Portanto, para realizar essa posição, você deve colocar as mãos atrás e olhar em direção oposta dos seus pés. Logo em seguida, levantar os quadris, estender uma perna e depois a outra, pressionando os dedos no chão. Vale ressaltar que essa posição irá melhorar o seu equilíbrio.

(Video) 15 Posturas Iniciais de Ioga Para Perder Gordura e Ganhar Músculos

4. Ângulo lateral estendido

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (7)

Essa posição possui, literalmente, inúmeros benefícios. Logo, ela se torna ainda mais importante para a sua saúde. Para lhe exemplificar melhor, essa posição se for realizada da forma correta, irá trabalhar a lateral da sua cintura e também fortalecer suas pernas.

Além do mais, irá alongar seus quadris, isquiotibiais, panturrilhas, ombros, tórax e coluna vertebral. Igualmente, fortalecerá os pulmões, melhorá sua digestão e também ajudará a aliviar o estresse.

Para você conseguir realizar esse movimento, é preciso começar colocando um dos pés a uma perna de distância da outra, e estender os braços. Em seguida, você deve girar seu pé direito 90 graus para fora. Logo após, virar os quadris em direção à parte posterior, trazendo sua mão direita para a frente.

Por conseguinte, inclinar e colocar a mão mencionada sobre o tornozelo,canela, joelho ou no chão. Enquanto a outra deve ser estendida para cima, mantendo uma linha reta. Por fim, repita do lado oposto.

5. Postura da árvore

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (8)

A priori, essa é uma das posições de yoga mais bonita. Além do mais, ela é a mais conselhável para se iniciar na prática, pois é bem fácil. E, claro, tem vários benefícios, como melhorar o seu equilíbrio e também o ajudar a respirar de forma mais correta.

Além do mais, essa postura ajudará a tonificar e a fortalecer os seus músculos das pernas, dos tornozelos e da parte interna das coxas. Portanto, é recomendado que você comece com os pés juntos. Em seguida, levante o seu joelho esquerdo,toque-o, coloque o pé esquerdo na parte superior interna da coxa ou da panturrilha.

Vale ressaltar que se deve ter cuidado e evitar a área do joelho. Você deve também levantar os braços para cima, com as palmas das mãos unidas.

Enfim, mantenha-se nesta posição de 8 a 10 respirações e depois faça do outro lado. E lembre-se: faça cada movimento, de uma forma mais lenta.

6. Postura do guerreiro 1

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (9)

Basicamente, essa postura é considerada uma das principais do yoga. De forma geral, ela ajuda a melhorar aforça do centro do seu abdômen e também da parte inferior do seu corpo. Além disso, ela é ideal para alongar os quadris e as coxas.

Portanto, para iniciar, você deve dar umgrande passo para trás com o pé direito. Em seguida, deve trazer os ombros para trás e levantar o peito. Depois, você deve elevar seus braços com as palmas das mãos unidas.

No fim, é só manter-se nessa posição de 8 a 10 respirações. Depois disso, repita do outro lado.

7. Postura do guerreiro 2

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (10)

A postura do guerreiro, assim como a da prancha, possui diversas formas de se apresentar. Dentre essas formas, encontramos essa segunda posição, a qual consegue alongar os quadris e a parte interna das coxas. Além de também conseguir melhorar o equilíbrio.

Essa postura se for realizada por vários dias ao longo da semana, consegue ajudar na digestão e também a aliviar a dor nas costas.

(Video) 15 Yoga Poses That'll Change Your Body In Less Than a Month

Primeiramente, para começar a realização dessa posição você deve ficar com ospés a uma perna de distância um do outro. Em seguida, é só virar o pé esquerdo a 90 graus, e o direito, a 45 graus.

Então, dobre o joelho da frente e estique os braços para os lados e olhe por cima da mão direita. Enfim, mantenha-se nessa posição de 8 a 10 respirações e, repita do outro lado.

8. Extensão para frente sentada

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (11)

Essa posição para um iniciante, será um pouco mais complicada e dolorosa. Porque exige muita flexibilidade nas pernas. Porém, não é nada impossível, e com a prática você conseguirá chegar a perfeição. Basta ter foco e persistência.

Sobretudo, essa posição consegue abrir todo o corpo, e consequentemente ensina a respirar em uma posição desconfortável. Além do mais, ela ajuda a combater as dores de cabeça e reduzir a fadiga. Normalmente, ela alonga a parte inferior e superior das costas e osisquiotibiais.

Portanto, para fazer essa posição, você deve começar sentando comas pernas juntas e formar a posição de uma dobradiça desde a cintura, estendendo-se para a frente. Em seguida, após atingir seu alongamento máximo, tente se manter na posição respirando de 8 a 10 vezes. Vale a pena ressaltar, que as costas devem se manter eretas.

9. Postura de preparação para a ponte

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (12)

Basicamente, essa postura é um pouco mais fácil, tanto é que ela é uma das mais aconselháveis para os iniciantes. Primeiramente, ela consegue alongara parte frontal do corpo. Sem contar que ajuda a fortalecer a parte posterior.

Além disso, dentre os seus benefícios estão a melhoria na circulação sanguínea e da digestão. Sem contar que ajuda a aliviar o estresse. Elatambém consegue abrir os pulmões e permitir um bom funcionamento da glândula tireoide.

Portanto, para inciar a posição, você deve deitar-se de costas com os pés próximos dos quadris, e com os braços paralelos ao corpo, tocando o chão. Por fim, levante os quadris e faça entre 8 e 10 respirações.

10. Postura da criança

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (13)

Essa postura também é bem simples e fácil. E ela provoca um grande relaxamento dos músculos e da mente. Tanto que ela é considerada a melhor postura de descanso para aliviar o estresse e a tensão. Além do mais, ela também é indicada para melhorar na digestão.

Primeiramente, você deve se sentar sobre os joelhos em um tapete. Depois. é só abaixar a cabeça até o chão com as mãos para a frente ou colocadas nas laterais do corpo. Por fim, respire fundo e simplesmente relaxe.

11. Postura da cobra

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (14)

Basicamente, essa postura é excelente para você endireitar suas costas, além de ajudar a abrir o peito e os ombros. Sobretudo, ela também consegue diminuir a rigidez da parte inferior do seu corpo.

Portanto, comecea partir da postura do cachorro, olhando para baixo; e se mova até a postura da tábua. Em seguida, dobre os cotovelos e se abaixe lentamente até o chão. Por fim, desloque seus ombros para trás e levante suas costas suavemente. Então, tente se manter nessa posição por cerca de 8 a 10 respirações.

12. Postura do arco

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (15)

(Video) 8 Ejercicios y asanas de yoga para quemar la grasa abdominal

Basicamente, essa postura também considerada simples, consegue alongartoda a parte frontal do corpo. Além de fortalecer as costas e melhorar a flexibilidade da sua coluna vertebral.

Portanto, para realizar esse movimento, você deve dobrar os joelhos, levantar as coxas do chão, e arquear suas costas, agarrando seus tornozelos. Enfim, tente se manter nessa posição de 8 a 10 respirações.

13. Postura do barco

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (16)

Calma, não é literalmente um barco. É só o nome de uma das posições de yoga mais usuais.

Ela, aliás, irá lhe proporcionar benefícios como o alívio do estresse e melhoria na digestão. Além de ajudar a estimularos rins, a tireoide e os intestinos. Ela também consegue fortalecer as coxas e a parte inferior das costas.

Primeiramente, você deve se sentar. Em seguida, é preciso dobrar os joelhos, inclinar-se para trás e levantar os pés até que suas canelas estejam paralelas ao chão.

Agora, se você se sentir confortável nessa posição, indicamos que estenda os braços para frente e estique as pernas para que o corpo fique em V. Então, é só tentar se manter nesta posição de 8 a 10 respirações.

14. Postura do peixe

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (17)

Basicamente, essa postura de yoga irá lhe ajudar a fortalecer osisquiotibiais e a parte inferior das costas. Além de te ajudar a abrir mais os quadris e as costelas.

Resumidamente, você deve começardeitando-se de costas. A seguir, deve manter os pés no chão e os joelhos flexionados.

Em seguida, é só levantar a parte superior do seu corpo, deslizando as mãos sob os glúteos. Por fim, deve manter seus antebraços e cotovelos perto das laterais do corpo e levantar a parte superior das costas do chão.

15. Postura do alívio do vento

Posições de Yoga - 15 posturas capazes de transformar seu corpo (18)

Essa é uma das posições de yoga que ajudam a liberar o gás tóxico do seu organismo. Portanto, ela pode ser bem necessária no seu dia a dia.

Sobretudo, para realizar esse movimento, você deve deitar-se decostas e levar os dois joelhos até o peito. Em seguida, deve pressionar a parte inferior do abdômen, segurando os joelhos com as mãos.

Logo após, é só levantar a cabeça, o pescoço e o peito e aproximar-se dos joelhos. Enfim, tente fazer de 8 a 10 respirações e, em seguida, retorne à posição inicial.

Agora que já sabe fazer 15 posições de yoga, pode já começar a prática na sua própria casa mesmo.

Leia mais: 8 posturas de yoga que ajudam a aumentar a fertilidade da mulher

(Video) Yoga Practice to Combat Sitting: Open Your Chest, Stretch Your Shoulders Improve Your Posture

Fontes: Minha Yoga, Incrível.club

Imagens: Minha Yoga, Incrível.club

FAQs

Quais são os nomes das posturas de yoga? ›

6 posturas de Yoga para iniciantes
  1. Vrikshasana (Árvore) Postura – Vrikshasana (Árvore) ...
  2. Trikonasana (Triângulo estendido) Postura – Trikonasana (Triângulo estendido) ...
  3. Bhujangasana (Cobra) Postura – Bhujangasana (Cobra) ...
  4. Balasana (Criança) ...
  5. Adho Mukha Svanasana (Cachorro olhando para baixo) ...
  6. Virabhadrasana II (Guerreiro II)

Quantas posições de yoga existem? ›

Existem inúmeras posturas de yoga. A Gheranda Samhita, um manual de Hatha Yoga do século XVII, "afirma que existem tantos asanas quantas são as espécies de animais. Segundo Gheraṇḍa, Śiva ensinou até 840.000 posturas, das quais 84 são consideradas importantes pelos yogins", como destaca o professor Pedro Kupfer.

Como a Yoga pode mudar o corpo? ›

O Yoga não oferece hipertrofia propriamente dita, mas fortalece, esculpe e tonifica o conjunto de músculos do seu corpo. Algumas posturas têm um efeito tonificante e, para cada músculo, existe um exercício adequado. Por exemplo, a postura da ponte é perfeita para tonificar as coxas e os glúteos.

O que é a respiração de fogo? ›

A técnica consiste em respirar de forma gentil (para quem é iniciante) e profunda pelo nariz, até encher os pulmões, e expirar com força expelindo o ar todo. A expiração também é realizada pelo nariz e o abdômen fica contraído até a coluna, fazendo um estímulo no diafragma.

Como fazer a posição da cobra? ›

Como fazer a postura da cobra

Aponte o queixo para cima. Mantenha os ombros afastados das orelhas, escápulas querendo juntar uma com a outra. Mantenha as mãos empurrando para frente e para o chão. Empurre a pelve e o osso púbico em direção do chão e mantenha o abdome contraído e apontando para cima.

Quantas vezes por semana pode fazer Yoga? ›

Como qualquer outra atividade física, é preciso regularidade na prática para alcançar resultados. Assim, o ideal é que se pratique pelo menos três vezes por semana. Mas por ser uma atividade que integra corpo e mente, o yoga pode trazer benefícios com apenas cinco minutos por dia.

É possível emagrecer com Yoga? ›

A Yoga, nesse caso, servirá como mais um aliado no processo de perda de peso. Como ela auxilia na redução do estresse e da ansiedade, fatores que podem desencadear uma alimentação em excesso, sua prática regular auxilia no emagrecimento. Além disso, ela faz com que a gente se sinta mais disposto.

É possível ter um grandes ganhos de massa muscular através da Yoga? ›

Portanto, posturas de ioga podem contribuir para um aumento na força muscular. Ou seja, praticar yoga regularmente pode levar a um aumento da força e resistência muscular. Por outro lado, o ganho de massa dependerá de sua dieta e de outros exercícios de resistência em sua rotina geral de condicionamento físico.

Quanto tempo ficar em uma posição de yoga? ›

Uma permanência bem razoável num āsana de força, por exemplo, é um minuto. Uma permanência boa numa postura de alongamento não deve passar disso, nem deve ser inferior a 30 segundos. Posturas de alongamento passivo, desde que as articulações estejam firmes e bem protegidas, podem ser feitas por mais tempo.

Como manter o equilíbrio na yoga? ›

Em asanas em pé, como postura da árvore, escolha um ponto diretamente à frente do tapete. Em asanas de equilíbrio horizontal, como a meia-lua ou o guerreiro três , concentre o olhar no chão. Em posturas invertidas, como a postura de cabeça para baixo, escolha um ponto no chão a um ou dois pés de distância.

Como fazer as posturas de yoga? ›

Para começar com a prática você deve começar com os exercícios básicos, alongando primeiro o pescoço. Faça algumas repetições suaves de cada movimento, na forma vertical e depois horizontal. Leve a sua atenção para a região, observando se há algum ponto de tensão. Você pode fazer sentada ou em pé.

Qual a melhor posição para meditar? ›

A posição ideal para a prática da meditação, de acordo com as técnicas orientais, é a postura de lótus, em que se permanece sentado, com as pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, logo acima dos joelhos, e com a coluna reta.

Qual é o significado da palavra Yoga? ›

O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e ...

Qual o significado da palavra Asana da Yoga? ›

Asana é uma palavra que em sânscrito significa postura confortável. Embora existam milhares de asanas, apenas 84 delas foram formalizadas nas escrituras budistas. Desenvolvidas há milhares de anos pelos iogues indianos, elas possuem a finalidade de oferecer equilíbrio físico, mental e espiritual aos seus praticantes.

Qual é a respiração mais forte? ›

1 – Respiração do Sol

Essa respiração é a mais antiga e a mais poderosa. Ela foi responsável por desenvolver várias técnicas de respiração, sendo Chama, Água, Lua, Trovão, Pedra e Vento, todas que os Caçadores usam contra os demônios.

Como funciona a respiração do Sol? ›

O usuário infunde a técnica do Choque do Trovão da Respiração do Trovão em um ataque de alta potência da Valsa por inalar grandes quantidades de oxigênio, aumentando assim o bombeamento do sangue através do corpo inteiro, concentrando-se nas pernas e liberando tudo para atacar o alvo com um golpe.

Quantas formas tem a respiração da lua? ›

Desde quanto Kokushibou se tornou Oni, ele vem criando novas formas, enquanto treina suas habilidades de espada infinitamente, por isso, a respiração da lua é a respiração com mais formas, tendo 16 formas no total, sendo que nem todas foram apresentadas.

O que é posição de barco? ›

Navasana significa a postura do barco, em sânscrito “nava”= barco e “asana”= posição, também é conhecida pelo o termo naukasana, a posição do umbigo. Essa postura permite obter um abdômen fortalecido e uma postura ereta, além de desenvolver um senso de confiança e autoconfiança.

Como fazer a postura do gafanhoto? ›

Shalabhásana, a postura do gafanhoto
  1. Deite de bruços no chão, com a testa descansando no tapete.
  2. Coloque as palmas das mãos no chão, do lado do tórax, com os dedos voltados para a frente.
  3. Estenda o abdômen, ativando bem o uddiyana bandha, elevação da parede abdominal, e descolando, se for possível, o abdômen do chão.
9 Aug 2006

Como fazer a posição da árvore? ›

A Postura da Árvore é tradicional no Yoga e baseia-se em princípios simples. Para executá-la, a pessoa deve ficar em pé, apoiada apenas numa perna. Depois, basta colocar a planta do outro pé na coxa e elevar os braços acima da cabeça, juntando as palmas das mãos.

O que comer antes de uma aula de yoga? ›

Não é recomendado ingerir comida gordurosa e cheia de sal e açúcar no pré yoga. Se a sua prática acontecer à tarde ou à noite, o ideal é comer três horas antes. Dê preferência a alimentos naturais e de fácil digestão, como frutas e bebidas leves. Barrinhas naturais também são boas opções.

Qual é a melhor hora para fazer yoga? ›

O melhor horário para praticar Yoga é de manhã e no final de tarde. É importante saber que uma prática feita pela manhã deve ser diferente de uma prática feita a noite. Você terá que testar em você qual o melhor horário para praticar Yoga. Uma prática feita pela manhã pode ser mais ativa com posturas mais energizantes.

Qual o valor de uma aula de yoga? ›

Você pode encontrar aulas de yoga a preços a partir de R$ 60,00 por aula. No entanto, especialmente ao procurar um preço mais personalizado, as aulas de yoga geralmente custam entre R$ 80,00 e R$ 100,00 por aula ou sessão. Alguns professores de yoga podem cobrar até R$ 150,00 por aula.

Como perder barriga com yoga? ›

Então, se o seu objetivo é perder peso, as modalidades Ashtanga, Vinyasa ou Hot Yoga são ótimas escolhas. Essas aulas costumam durar cerca de 90 minutos e trazem benefícios diversos, como a desintoxicação corporal por meio dos movimentos e da respiração, uma maior circulação sanguínea e aumento da força.

O que é melhor para o corpo Pilates ou Yoga? ›

Por exemplo, se o seu intuito é ter momentos de relaxamento para melhorar a concentração e a respiração, talvez a yoga seja a opção mais indicada. Por outro lado, o pilates é recomendado para quem deseja tonificar certas regiões do corpo, melhorar o alongamento e alinhar a postura e o equilíbrio.

Qual é a diferença entre Yoga e Pilates? ›

Enquanto o Pilates prioriza o corpo saudável e a boa forma, o objetivo da Yoga é a conexão do corpo e da mente. A Yoga é mais indicada para quem busca a sensação de bem-estar, o equilíbrio e a redução de estresse. O Pilates, para quem busca o fortalecimento dos músculos e o trabalho da postura.

Pode praticar yoga e musculação no mesmo dia? ›

Sim você pode e deve fazer os dois juntos. Mas evite fazer musculação logo depois de fazer Yoga. Pois a Yoga trará um relaxamento profundo para sua mente e corpo e você pode colher esses benefícios horas após a prática. Então faça musculação primeiro.

O que pode substituir a academia? ›

A boa notícia é que existem diversas alternativas para quem não é muito fã das academias. Luta, pilates, yoga, natação e dança são ótimos substitutos da musculação. Além de queimarem algumas boas calorias, esses exercícios ainda têm o poder de tonificar os músculos e de desenhar o corpo.

Quais são os principais exercícios da Yoga? ›

Exercícios de yoga
  1. Postura da montanha​ Esta é uma das posturas básicas do yoga. ...
  2. Postura da cegonha. Para fazer essa postura, fique em pé, com seus calcanhares paralelos, posicione as mãos ao lado do corpo e atente para que a coluna fique ereta. ...
  3. Postura da metade do arco. ...
  4. Postura da árvore. ...
  5. Postura do cachorrinho.
7 Dec 2018

Qual o melhor tipo de yoga para iniciantes? ›

Hatha Yoga

É um dos mais populares porque é mais focado em práticas físicas que fortalecem e definem o corpo além de aumentar a flexibilidade. Durante sua prática, as posturas são realizadas sem uma ordem predeterminada, com permanências que podem variar de acordo com a proposta da aula.

Como são chamadas as posturas corporais utilizadas na Hatha Yoga? ›

Asana: São as posturas corporais da Yoga, que devem ser estáveis e agradáveis. O yogue deve conseguir se manter firme e confortável nas posições, sem qualquer tipo de agitação corporal; Pranayama: É o controle da energia vital (chamada prana) por meio do domínio da respiração.

Quantas posturas existem no Hatha Yoga? ›

Segundo Gheranda, Shiva ensinou até 840.000 posturas, das quais 84 são consideradas importantes pelos yogins. Já segundo o Hatha Yoga Pradípiká, Shiva ensinou somente 84 posturas. Dessas, as seguintes 32 são descritas na Gheranda Samhitá.

Como perder barriga com Yoga? ›

Então, se o seu objetivo é perder peso, as modalidades Ashtanga, Vinyasa ou Hot Yoga são ótimas escolhas. Essas aulas costumam durar cerca de 90 minutos e trazem benefícios diversos, como a desintoxicação corporal por meio dos movimentos e da respiração, uma maior circulação sanguínea e aumento da força.

Qual é o significado da palavra Yoga? ›

O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e ...

Como fazer Yoga para ansiedade? ›

Com as mãos espalmadas e os pés plantados no chão, deve-se elevar o quadril mantendo a postura ereta. Esta posição aumenta a circulação sanguínea para os órgãos do tronco e de cabeça, ajudando a acalmar a mente e energizar o corpo.

Qual é a diferença entre Yoga e Pilates? ›

Enquanto o Pilates prioriza o corpo saudável e a boa forma, o objetivo da Yoga é a conexão do corpo e da mente. A Yoga é mais indicada para quem busca a sensação de bem-estar, o equilíbrio e a redução de estresse. O Pilates, para quem busca o fortalecimento dos músculos e o trabalho da postura.

Quanto tempo ficar em uma postura de yoga? ›

Uma permanência bem razoável num āsana de força, por exemplo, é um minuto. Uma permanência boa numa postura de alongamento não deve passar disso, nem deve ser inferior a 30 segundos. Posturas de alongamento passivo, desde que as articulações estejam firmes e bem protegidas, podem ser feitas por mais tempo.

Qual a melhor roupa para fazer Yoga? ›

A roupa ideal para praticar yoga precisa ser confortável, flexível, e leve. Bodies de manga comprida e saias calça são exemplos de peças adequadas para ter uma boa performance nas aulas sem abrir mão da modéstia.

Qual a melhor posição para meditar? ›

A posição ideal para a prática da meditação, de acordo com as técnicas orientais, é a postura de lótus, em que se permanece sentado, com as pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, logo acima dos joelhos, e com a coluna reta.

O que significa a palavra hatha? ›

O termo “hatha” é uma palavra sânscrita e significa força. Combina posturas (asanas) com técnicas de respiração (pranayama). Desenvolvido no século XV, hatha yoga incluía orientações para o ajuste adequado de yoga, asanas, pranayama ou exercícios de respiração e meditação para o crescimento espiritual pessoal.

Qual é o objetivo da Hatha Yoga? ›

O que é Hatha Yoga? O Hatha Yoga é a prática que busca o equilíbrio do corpo e da mente. Ela é composta por asanas (posturas), respiração e meditação. Segundo Maria Clara, essa linha trabalha não só o corpo físico, mas a mente, o emocional e até o espiritual.

Qual é a importância da respiração na prática de Yoga? ›

No yoga, a respiração não objetiva apenas dar um maior aporte de oxigênio ao sangue e nutrir as células. Ao oxigenar de forma controlada o sistema, controlamos nossa energia vital (Prana) e conseguimos dominar nossas emoções e pensamentos.

Videos

1. 458- Realizando Todo o Seu Potencial: Limpando os Obstáculos da Mente
(Ligmincha Brasil)
2. Stop Stretching Your "Tight Hamstrings" Pt 1 | Yoga Controversy #04
(Denise Yoga Co)
3. Prática para abrir o peito e relaxar o quadril
(Senda do Bem)
4. Ampliando a Capacidade Pulmonar
(A Vida É Yoga)
5. Evening yoga for better sleep (30-minute yoga practice) | Rituals
(Rituals Cosmetics Global)
6. Your body language may shape who you are | Amy Cuddy
(TED)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Kerri Lueilwitz

Last Updated: 10/25/2022

Views: 6724

Rating: 4.7 / 5 (67 voted)

Reviews: 82% of readers found this page helpful

Author information

Name: Kerri Lueilwitz

Birthday: 1992-10-31

Address: Suite 878 3699 Chantelle Roads, Colebury, NC 68599

Phone: +6111989609516

Job: Chief Farming Manager

Hobby: Mycology, Stone skipping, Dowsing, Whittling, Taxidermy, Sand art, Roller skating

Introduction: My name is Kerri Lueilwitz, I am a courageous, gentle, quaint, thankful, outstanding, brave, vast person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.