O Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) fortalece a Parceria Estratégica EUA-Brasil, fortalecendo a capacitação através de programas de língua inglesa em todo o Brasil. Situado na Embaixada dos EUA em Brasília, o RELO no Brasil é um dos vinte e cinco escritórios desse tipo em todo o mundo, financiados e coordenados pelo Departamento de Estado dos EUA, Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais, Escritório de Programas de Língua Inglesa.
O RELO Brasil apoia os esforços da diplomacia pública dos EUA para aumentar o entendimento mútuo (através do inglês) entre o povo do Brasil e dos Estados Unidos. O RELO mantém contato com o Ministério da Educação, Secretarias Estaduais e Municipais de educação pública, associações de professores de inglês, universidades públicas e privadas, além de outros parceiros para oferecer desenvolvimento profissional, programas de intercâmbio educacional e recursos para professores e estudantes de inglês.
Para manter-se atualizado com todos os nossos recursos e oportunidades para professores, solicite receber nosso boletim informativo enviando um e-mail para RELOBrazil@State.Gov e siga a página do RELOBrazil no Facebook.
Se você tiver alguma dúvida sobre os programas descritos abaixo, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco!
Escritório Regional de Língua Inglesa
Telefone: +55 (61) 3312-7000
Email: RELOBrazil@State.Gov
- Maria Snarski, Diretora Regional do Escritório de Língua Inglesa – RELO
- Helmara de Moraes, Vice-Diretora do Escritório de Língua Inglesa – RELO
- Juliana Ribeiro, Coordenador do Programa Access
- Felipe Ferreira, Coordenador de Programas Digitais
- Essay Writing Resource Center/Centro de Recursos para Redação em Inglês: Este recurso gratuito e de acesso aberto sobre escrita acadêmica foi projetado especificamente para estudantes brasileiros. O repositório de materiais de seis módulos independentes é de auto-acesso e inclui unidades para ajudar os estudantes a se candidatarem a estudar nos Estados Unidos e se prepararem para uma escrita bem sucedida em seus estudos nos EUA. O material pode ser usado por estudantes do ensino médio ou universitário ou professores que buscam recursos de alta qualidade sobre escrita.
- Podcasts Slice of Life/Língua da Gente:
Série de podcasts feita para falantes do português brasileiro de todas as idades que querem aprimorar o seu inglês e conhecimentos sobre a cultura norte-americana. Esta parceria entre o RELO Brazil e a Universidade do Texas em Austin inclui cinquenta episódios para aprendizagem. Assine para receber seus podcasts! - Olimpíada de Inglês: Competição que acontece durante um mês e foi desenvolvida para estudantes e professores do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Você pode praticar o seu inglês participando gratuitamente pelo aplicativo WhatsApp! Através da parceria entre a ChatClass e o RELO Brazil, o evento acontece anualmente e tem como objetivo incentivar e reconhecer o aprendizado de inglês. Neste ano, será em outubro e o tema é “O Futuro do Trabalho”.
- MOOCs para alunos de inglês: Estes cursos on-line abertos (AE MOOCs) ajudam os alunos de nível pré-intermediário, intermediário e avançado a melhorar suas habilidades em inglês em cinco áreas de conhecimento específicas: Inglês para letramento midiático, Inglês para STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), Inglês para Negócios e Empreendedorismo, Inglês para Jornalismo e Inglês para Carreira Profissional. Cada MOOC pode ser feito no ritmo do aluno e tem cinco semanas de duração.
- American English Página Web: Descubra podcasts, vídeos, jogos e recursos da cultura americana para praticar inglês no Voice of America, Smithsonian, National Park Service, Biblioteca do Congresso e muito mais! Itens populares para os alunos incluem:
- American English E-Books: Leia e-books a qualquer hora, em qualquer lugar! E-books gratuitos em inglês norte-americano estão disponíveis para download (PDF e áudio), incluindo clássicos adaptados . Entre os títulos, temos obras de Mark Twain, Jack London e Edgar Allan Poe, destinados a alunos em nível intermediário.
- American Teens Talk: Entrevistas com adolescentes americanos dão uma ideia de como é a vida dos jovens nos EUA. Com entrevistas gravadas e transcritas no material, os alunos podem aumentar o vocabulário, praticar habilidades de leitura e compreensão, além de aprender mais sobre a cultura norte-americana.
- Recursos disponíveis na Web para aprendizado de língua inglesa: Neste guia, encontre inúmeras ferramentas online de alta qualidade para aprimorar o seu inglês de modo independente e autônomo.
- Sing Out Loud: canções infantis, Sing Out Loud: canções tradicionais e Sing Out Loud: ritmos norte-americanos: Coleções de músicas de alta qualidade para suplementar o aprendizado de inglês. Faça o download das músicas, ouça e amplie seu vocabulário e habilidades linguísticas.
Desenvolvimentoprofissionalonline
- Rede Online para Ensino/Aprendizagem de Inglês (OPEN):Cursos online para educadores não-nativos do inglês, bem como aprendizes da língua, com acesso gratuito a materiais que podem ser reutilizados, adaptados e compartilhados. Os cursos ofertados através do programa OPEN foram desenvolvidos por especialistas na área de Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas (TESOL), membros de instituições acadêmicas norte-americanas.
- Eventos ao Vivo no Facebook de American English: Anualmente, o American English Live oferece três séries de webinars para professores de inglês por todo o mundo. Ao final de cada sessão, os participantes podem completar um quizz rapidamente para receber um certificado digital. Essas séries acontecem às quartas-feiras, alternadamente.
- Webinários American Englishgravados:Pesquise e assista a vídeos gravados sobre tópicos que promovem o ensino de idiomas interativo e centrado no aluno. Cada webinárioinclui apresentações paradownload e recursos adicionais.
- MOOCs do Programa OPEN:Cursosonline gratuitos decincosemanas desenvolvidos para professores não-nativos de inglês e abertos a um número ilimitado de participantes. O programa está em andamento e oferece vários cursos que são facilitados e autodirigidos.Reúna alguns colegas e facilite um MOOC Camp!
- Cursos online globais (OPEN):O programa oferece aos profissionais de ensino de inglês a oportunidade de ter aulas online inovadoras,em nível universitário. Administrados por renomadas universidades e instituições de ensino dos EUA, os cursosdoOPEN introduzem e exploram metodologia, conectam participantes a especialistas em ensino da língua inglesa e criam uma rede deprofissionaisque participam do curso em todo o mundo. Para mais informações, entre em contato com o escritório do RELO.
- American English no YouTube: Com mais de 650 vídeos, esse canal apresenta recursos para professores e alunos. Webinários de maior duração e dicas para ensino de inglês integram as mais de 15 listas agrupadas sob temas variados atualmente disponíveis.
Materiais eRecursos para Ensino
- Revista Forum: Desde 1962, aEnglish TeachingForumtem sidoum materialútile de fácil acessopara osprofessoresdeinglês. A revista está disponível online, com um arquivo que pode ser pesquisado através da ferramenta de busca do próprio site. A maioria dos artigos publicados ésubmetidaporseus leitores;recomenda-se que professores enviem seus artigos e atividades contemplando umaampla variedade de tópicosna área de ensino de inglês como segunda língua ou língua estrangeira.
- American English Website: OAmerican Englishéumsiteque disponibilizarecursos para ensinar e aprender sobrealíngua inglesa e a cultura norte-americana,oferecendoampla variedade de materiais para o desenvolvimento profissionaldeprofessores e alunos em sala de aula.
Programas para professores de escolas públicas
- O RELO patrocina programas em todo o Brasil com o objetivo de fornecer capacitação profissional de longa duração para professores de inglês de escolas públicas.Brazilians Innovating on the Teaching of English (BRITE – Brasileiros Inovando no Ensino de Inglês) é um programa com duração de um semestre que acontece em diferentes localidades pelo Brasil. Além dele, o RELO patrocina oportunidades de aprendizado da língua inglesa para professores em início de carreira por meio do Programa Access.
- Programa para Especialista em Língua Inglesa:OSpecialist Programrecruta acadêmicos norte-americanos nas áreas de Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas (TESOL) eLinguísticaAplicada para projetos de curta duração com foco em treinamento de professores, desenvolvimento de materiais, planejamento curricular ou avaliação. Os projetos ocorrem ao longo do ano e podem incluir componentes virtuais e presenciais. Envie um e-mail para o escritório do RELO paramais informações sobre como submeteruma proposta.
- Programa English Language Fellow (Mestres em Ensino de Língua Inglesa):OEnglish Language FellowProgramselecionaeducadores norte-americanos talentosos e altamente qualificados com Mestrado em TESOL ou Linguística Aplicadapara desenvolver atividades emuniversidades, Secretarias de Educação e outros centros de educação em todo o Brasil. OsFellowscompartilham seus conhecimentos, adquirem experiência internacional e profissional e aprendem sobrea cultura brasileira. O escritório do RELO solicita propostas para osFellowsanualmente.
- English Access Microscholarship Program:Éumprogramafocado no aprendiz,fornecendouma base de conhecimentos da língua inglesa para participantesadvindos desetores economicamente desfavorecidos. Aulase atividades intensivas são oferecidas após o período de aularegulare também durante as férias escolares.OAccessoferece aosalunoshabilidades em inglês que podem levar a melhoresoportunidades de trabalhoe perspectivasacadêmicas,além de habilitá-los paraparticipar de intercâmbios e estudos nos Estados Unidos. Originalmente concebido para adolescentes de comunidades de baixa renda, o ProgramaAccessjáforneceu bolsas de estudo para mais de 180.000 estudantes em 86 países desde sua criação em 2004.A Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil têm sediado ProgramasAccessdesde 2008 e mais de 2.500 estudantesjáparticiparam do programa.Atualmente, o programa tem nove projetos em andamento, implantados por parceiros locais por todo o Brasil, beneficiando adolescentes, professores de inglês em início de carreira, bem como alumni de edições anteriores do Access. Propostas para implementaro programasão solicitadas anualmente.
- Seminários para Capacitação Profissional e Oficinas:O RELO ofereceoficinase sessõesparacapacitação profissional em todo o Brasil em parceria com Secretarias de Educação, Associações de Professores, centros binacionais e escolas públicas e privadas. Para saber mais sobre as próximasoficinas e eventos ou para solicitar um palestrante, entre em contato com o escritório do RELO.
- Apoio a Projetos Inovadores:O escritório do RELO oferecesuporte financeiropara apoiar oportunidades de desenvolvimento profissional na área de ensino de língua inglesa no Brasil. Os subsídios normalmente são usados para ajudar a iniciar, apoiar ou expandir grupos de trabalho para professores de inglês, desenvolver materiais de ensino queproporcionemuma melhor compreensão das culturas brasileira enorte-americana,oumesmo paraapoiar projetos de desenvolvimento profissional únicos que tenham impactoconsistentee duradouro na comunidade de ensino de inglês.Os recursos são limitados e o processo seletivo é bastante competitivo.
- Programas Fulbright: A Embaixada dos EUA no Brasil trabalha em conjunto com a Comissão Fulbright no que tange outros Programas do Departamento de Estado dos EUA, vários dos quais contribuem diretamente para o ensino e aprendizado da língua. São eles: Fulbright Foreign Language Teaching Assistant(FLTA), Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Distinguished Awards in Teaching – DAI), Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês (PDPI – Professional Development for Teachers Program) eEnglish Teaching Assistant(ETA).
FAQs
Quais são os métodos de ensino da língua inglesa? ›
- Método indireto ou tradicional (gramática e tradução)
- Método direto (capacidade de comunicação)
- Método audiolingual (audiolingualismo)
- Método comunicativo (sociocultural ou sociointeracionista) Abordagem natural (natural approach) Abordagem comunicativa. ...
- Métodos alternativos.
Inglês como Segunda Língua (ESL), também chamado inglês como língua estrangeira (EFL), inglês como língua adicional (EAL) ou inglês para falantes de outras línguas (ESOL), é um programa de estudo de educação em inglês para falantes não nativos.
Quais são os eixos da língua inglesa? ›Os eixos são oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural. O ensino de inglês, de acordo com a BNCC, deve colaborar para desenvolver competências que vão além de ler, interpretar e resolver problemas.
Que ferramentas podem auxiliar no aprendizado da língua inglesa? ›- Um bom dicionário: “Oxford English Dictionary”
- Uma referência gramatical: EnglishGrammar.org.
- Lições no YouTube Speak English with Misterduncan.
- Podcasts: EnglishClass101.
- Apps de aprendizado de inglês: FluentU.
- Tutores de Idiomas Online: Verbling.
- Ensino do inglês hoje. ...
- Método direto. ...
- ESL – English as a Second Language. ...
- Método audiolingual. ...
- Abordagem comunicativa. ...
- PNL – Programação de Neurolinguística. ...
- Cursos para professores e parcerias.
Também conhecido como English as a Foreign Language (EFL, ou Inglês como Língua Estrangeira), o ESL é a sigla para English as a Second Language, que, em português, significa Inglês como Segunda Língua. Ou seja: são cursos para ensinar a língua inglesa para quem é nativo em outro idioma.
Qual é a importância de ter o inglês como segunda língua? ›É a língua universal
Dessa forma, ao ser fluente no inglês, o indivíduo tem maior facilidade para se destacar e aproveitar oportunidades. Ou seja, contribui para ampliar a comunicação em nível global — o que é importante para o desenvolvimento acadêmico, profissional e questões pessoais, como turismo e lazer.
Os níveis de inglês, segundo o CEFR
De acordo com esse quadro, são seis níveis em que uma pessoa pode ser classificada: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. O “A” se refere aos níveis iniciais e básicos do inglês. Quem tem esse nível é capaz de compreender e utilizar expressões do dia a dia para suprir necessidades básicas.
O curso de inglês na escola de idiomas CCAA possui o valor a vista de R$1614,00 por semestre. Além disso, o material didático não está incluso e custa R$120,00, com duração de 1 semestre.
O que significa C2 em inglês? ›O nível C2 de inglês é o sexto e último nível de inglês no Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas (QECR), uma definição de diferentes níveis de línguas escrita pelo Conselho Europeu. Na linguagem coloquial, este nível pode ser descrito como “bilíngue”, como quem diz “Eu sou bilíngue, falo inglês e francês”.
Como é tecnologia em inglês? ›
technology s
Cientistas discutiram a implantação de novas tecnologias. Scientists discussed the deployment of new technologies.
Sendo assim, a tecnologia permite um aprendizado mais dinâmico do vocabulário, treinando gramática, leitura e compreensão, além de oferecer acesso a atividades que desafiam o processo educacional.
Como as plataformas podem auxiliar no aprendizado de uma língua estrangeira? ›Eles permitem, ao aprendiz, ouvir várias vezes o conteúdo, o que é fundamental em práticas de aprendizagem, pois pode trazer à consciência o conteúdo linguístico, permitindo, ao aprendiz, notá-lo.
O que dar na primeira aula de inglês? ›As primeiras coisas que se deve ensinar são as letras e os números. Com elas, você dará as bases para todos os outros tópicos que os alunos aprenderão. Faça os estudantes aprenderem o alfabeto até certo ponto. Você pode começar no "a" e ir até o "m", se quiser.
Como trabalhar a língua inglesa de forma prazerosa para os alunos? ›- Comece o texto a partir das palavras que os alunos conhecem, pois se sentirão mais íntimos da língua. - Passe uma atividade que trabalhe as habilidades essenciais: fala, escrita, audição. - Sempre englobe a interação na sala de aula e haja como mediador do ensino e não como modelo e centro das atenções.
Qual é o melhor curso de inglês? ›- Fluencypass. ...
- Fisk. ...
- Wise Up. ...
- Wizard. ...
- CCAA. ...
- CNA. ...
- Cultura inglesa. ...
- United Idiomas.
O que é preciso é encontrar uma escola de inglês com métodos orientados para este tipo de perfil. A Uniway School é uma escola de inglês e edtech presente em mais de 50 países. Tem uma metodologia criada para que todos atinjam os melhores resultados, inclusive depois dos 40 anos.
Como aprender inglês sozinho e de graça? ›- Busuu. O Busuu é a primeira opção da nossa lista. ...
- Duolingo. O Duolingo é certamente a ferramenta para aprender idiomas online mais conhecida que existe no Brasil. ...
- Forvo. A ideia do Forvo é servir como um dicionário de pronúncia. ...
- Memrise. ...
- My English Online.
Seus neurônios irão aumentar suas atividades quando você aprender um novo idioma. Sua memória ficará melhor, o que é um enorme benefício para também tentar te ajudar a sempre encontrar as chaves ou ir bem em alguma prova. Esse poder extra para o cérebro também o ajudará a tomar decisões melhores e mais rapidamente.
Qual o papel da língua inglesa neste mundo globalizado? ›A Língua Inglesa se tornou o segundo idioma mais falado no mundo globalizado, tornando-se assim fundamental seu aprendizado. Através do Inglês, conseguimos nos comunicar tanto em um ambiente de trabalho, quanto ao redor do mundo em uma viagem de lazer, além de acessar amplamente à Internet.
Qual o valor da mensalidade da Wizard? ›
Escola | Valor | Pagamento |
---|---|---|
Influx | R$ 420,00 | Mensalidade |
Wisdom | R$ 450,00 mensais | Mensalidade |
Wizard* | R$ 390,00 mensais | Mensalidade |
Yázigi | R$ 2.340,00 à vista | Até 6x |
Fisk – R$ 345,00
Os preços variam muito entre unidades e, por isso, a marca não quis divulgar valores. A reportagem apurou que, na unidade Perdizes, o curso regular custa 345 reais por mês, mais uma taxa de matrícula de 100 reais.
De um modo geral, a maioria das instituições de ensino indica que o tempo para ser fluente em inglês é de cerca de 1.200 horas, para se aprender o idioma desde o básico até o avançado, seguindo um conteúdo programático.
Como saber se você é bilíngue? ›Pensando na raiz da palavra, pode-se de imediato concluir que ser bilíngue é ter proficiência total em duas línguas, ou seja, fazer uso de duas línguas com a mesma fluência. Contudo, não existe um consenso entre os teóricos acerca de uma definição simples e concisa sobre as aptidões de um sujeito bilíngue.
O que é TH em inglês? ›Os números ordinais também são usados em inglês para datas. January 28th (Vigésimo oitavo dia do mês de janeiro). Obs.: Note que o “th” acompanha o numeral vinte e oito, pois a terminação de vigésimo oitavo é “th”.
Como se escreve dia 17 em inglês? ›Aula de ingles voce aprende agora os numeros de 11 a 20, que em ingles sao eleven (11), twelve (12), thirteen (treze), fourteen (14), fifteen (15), sixteen (16), seventeen (17), eighteen (18), nineteen (19) e twenty (20). Na outra aula de numeros trabalhamos de 0 a 10.
O que é metodologia da língua inglesa? ›Tem por objetivo promover a especialização em saberes e práticas da Língua Inglesa com ênfase no aprofundamento de disciplinas que envolvem o conhecimento pedagógico para atuação no ensino de crianças, adolescentes e adultos.
O que é metodologia de ensino de línguas? ›É a abordagem que tenta aplicar na sala de aula a teoria de Stephen Krashen, conhecida como Modelo do Monitor ou Modelo do Input. Visa desenvolver a aquisição da língua (uso inconsciente das regras gramaticais) em vez da aprendizagem (uso consciente).
O que é um método direto? ›O método direto registra pagamentos e recebimentos em caixa, em seus valores brutos, provenientes das atividades operacionais da empresa — venda de serviços e/ou mercadorias, pagamentos a fornecedores e colaboradores etc. Sua projeção é realizada de acordo com a DRE planejada, utilizando condições financeiras.
Qual método não tinha ensino de pronúncia? ›O primeiro método que surgiu foi o grammar translation, baseado no ensino da gramática e na tradução. Nessa metodologia a pronúncia não era trabalhada.
O que é curso de inglês instrumental? ›
Inglês instrumental é uma metodologia que direciona os estudos do inglês para um objetivo profissional específico. A técnica é focada em atender as demandas linguísticas de uma área específica, como medicina, tecnologia da informação, turismo e entre outras.
Quem é leffa? ›Leffa é professor da Universidade Católica de Pelotas, linguista e pesquisador. Iniciou seus estudos em linguística nos anos 80 e foi pioneiro nos estudos do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras mediado pelas novas tecnologias.
O que é a abordagem lexical? ›A Abordagem Lexical, em inglês Lexical Approach, é uma moderna abordagem de ensino de língua com foco nos itens lexicais (vocabulário e expressões), e não em palavras isoladas e gramática. Ao trabalhar com os itens lexicais o aluno aprende vocabulário, gramática e pronúncia de um modo integrado.
Como as pessoas aprendem inglês antigamente? ›Cursos de Inglês com Fitas Cassetes e em Vídeo
Era composto por um livro texto (coursebook), um livro de atividades, um conjunto de 10 fitas cassetes e um livreto com as respostas das atividades.
Com essa abordagem, o fluxo de caixa indireto é o mais recomendado para contadores e gestores que buscam avaliar as variações relacionadas ao desempenho econômico da empresa. Esse método usa duas demonstrações contábeis: Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE);
O que é DFC direto? ›Fluxo de caixa direto é um método de estruturação da Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), na qual são registradas as entradas e saídas de recursos do negócio. Assim, a organização pode ser diária, semanal ou mensal, a depender da escolha do gestor.
O que é método indireto de lançamento? ›O método indireto consiste na demonstração dos recursos provenientes das atividades operacionais a partir do lucro líquido, ajustados pelos itens que afetam o resultado (tais como depreciação, amortização e exaustão), mas que não modificam o caixa da empresa.
Quais são os quatro estilos de aprendizagem? ›A partir destas competências, os autores definiram quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Conheça as características de cada um deles.
Por que as aulas de língua portuguesa parecem aulas de língua estrangeira para muitos alunos? ›QUESTÃO 8 Por que as aulas de língua portuguesa parecem aulas de língua estrangeira para muitos alunos? a ) Porque a língua portuguesa foi empobrecendo e se distanciando da norma que era falada no século XIX.
O que chamamos de aluno em risco? ›Resumo – Os alunos em situação de risco são aqueles que estão propensos a não concluir um curso, seja por insuficiência de presença ou de desempenho. Em sala de aula, o professor observa o comportamento do aluno a fim de identificar seu interesse e progresso.